Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] MODELAGEM DE EVAPORADORES TIPO PLACAS PARA SISTEMAS CONDICIONADORES DE AR AUTOMOTIVOS

Título
[en] MODELING OF EVAPORATORS TYPE LAMINATED PLATE FOR AUTOMOTIVE AIR CONDITIONING SYSTEMS

Autor
[pt] PAUL ORTEGA SOTOMAYOR

Vocabulário
[pt] PLACA

Vocabulário
[pt] AUTOMOTIVO

Vocabulário
[pt] EVAPORADOR

Vocabulário
[pt] SIMULACAO

Vocabulário
[pt] REFRIGERACAO

Vocabulário
[en] PLATES

Vocabulário
[en] AUTOMOTIVE

Vocabulário
[en] EVAPORATOR

Vocabulário
[en] SIMULATION

Vocabulário
[en] REFRIGERATION

Resumo
[pt] É desenvolvido um modelo de simulação de evaporadores automotivos tipo placa (Brazed Laminated Plate), para o resfriamento de ar úmido. O modelo estudado adota o método de análise local, onde o trocador de calor é dividido em um número de elementos de troca de calor, para os quais as equações de troca de calor e de conservação de energia são aplicadas. Para efeito da determinação do coeficiente local de troca de calor e do fator de atrito, o modelo considera duas regiões na troca de calor. Pelo lado do refrigerante foi considerada uma região bifásica (líquido - vapor) e outra, de superaquecimento (vapor). No lado do ar têm-se duas condições: com a superfície do evaporador seca ou molhada. Para cada zona foram levados em conta diferentes mecanismos de transferência de calor. Também foi estudada a queda de pressão do lado do refrigerante e do lado do ar, utilizando, para tal, as respectivas correlações de queda de pressão. Para a simulação foram consideradas definidas as condições de entrada dos fluídos e a geometria do evaporador. Um programa foi desenvolvido em FORTRAN para calcular os estados termodinâmicos de saída dos dois fluidos. As propriedades do refrigerante foram calculadas utilizando o software REFPROP versão 7.0, desenvolvido no NIST, EUA, o que permitiu a modelagem do trocador de calor operando com uma vasta gama de refrigerantes. Novos refrigerantes, H e 1234yf, ainda não constantes da biblioteca REFPROP v07, foram também testados. Os resultados da simulação foram comparados com dados experimentais disponíveis.

Resumo
[en] A simulation model for automotive brazed laminate plate evaporators, for humid air cooling, was developed. The model adopts the local analysis method, where the heat exchanger is divided into a number of elemental control volumes, for which the equations of heat transfer and conservation of energy are applied. In order to determine the local heat transfer coefficient and friction factor, the model considers different regions in the heat exchanger. In the refrigerant side, two-phase or superheated flows were considered. In the air side, dry or wet surface conditions were modeled. For each zone different mechanisms of heat transfer and pressure drop were taken in account. The simulation model assumed prescribed evaporator geometry and inlet conditions for both fluids. A computer program was developed in FORTRAN to calculate overall thermodynamic outlet states of both fluids. Refrigerant properties were calculated using the software REFPROP version 7.0, developed by the NIST, U.S.A.. It allowed the modeling of the evaporator, operating with a vast range of refrigerants. New refrigerants, fluids H and 1234yf, (still not available in REFPROP v07 libraries) also were tested. The results of the simulation were compared with available experimental data.

Orientador(es)
JOSE ALBERTO DOS REIS PARISE

Coorientador(es)
FRANK CHAVIANO PRUZAESKY

Coorientador(es)
SAMUEL F. YANNA MOTTA

Banca
JOSE ALBERTO DOS REIS PARISE

Banca
SERGIO LEAL BRAGA

Banca
CARLOS VALOIS MACIEL BRAGA

Banca
FRANK CHAVIANO PRUZAESKY

Banca
JOAO MANOEL DIAS PIMENTA

Catalogação
2008-10-30

Apresentação
2008-04-08

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
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Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12431@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12431@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12431


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