Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] AGAINST THE EXCESSES: LIMITS, BALANCE AND LOVE IN BOSSA NOVA

Título
[pt] CONTRA OS EXCESSOS: CONTENÇÃO, EQUILÍBRIO E AMOR NA BOSSA NOVA

Autor
[pt] PAULO DA COSTA E SILVA FRANCO DE OLIVEIRA

Vocabulário
[pt] AMOR

Vocabulário
[pt] TOM JOBIM

Vocabulário
[pt] JOAO GILBERTO

Vocabulário
[pt] NIETZSCHE

Vocabulário
[pt] BOSSA NOVA

Vocabulário
[en] LOVE

Vocabulário
[en] TOM JOBIM

Vocabulário
[en] JOAO GILBERTO

Vocabulário
[en] NIETZSCHE

Vocabulário
[en] BOSSA NOVA

Resumo
[pt] Contra os excessos: contenção, equilíbrio e amor na bossa nova analisa a estética comedida que marcou o movimento inaugural da moderna canção brasileira. Utilizando os conceitos da filosofia estética de Nietzsche - presentes, sobretudo, em seu primeiro livro, O Nascimento da Tragédia - os estudos contidos nesta dissertação descrevem a construção do estilo da bossa nova como uma constante luta contra os excessos que assolavam a música brasileira nos anos 1950, e uma constante busca pelo equilíbrio entre termos opostos. São abordados três aspectos principais na construção desse estilo: a nova forma interpretativa de João Gilberto - baseada na busca obsessiva do equilíbrio perfeito entre canto e fala -, o modelo melódico/harmônico de Tom Jobim - que cria um regime de contenção no qual o máximo de expressividade pode ser obtido com o mínimo de recursos - e o conteúdo mais ameno e solar das letras, em contraposição com o estilo rebuscado e carregado em tintas dramáticas que prevalecia nos sambascanções que dominavam o cenário musical. Por sua autoconsciência, despojamento, equilíbrio e serenidade, a bossa nova será definida como um movimento marcadamente apolíneo, embora sempre haja, pelo menos nas melhores realizações, algum traço dionisíaco. Essas qualidades serão decisivas também na formulação de um discurso amoroso coerente com as premissas conceituais dessa nova música, e com as expectativas da classe social e do tempo que a ensejaram. Dessa forma, a poética bossanovista vai se caracterizar por um discurso amoroso mais leve, menos dramático, mais calcado no instante do que no passado, no qual todos os sentimentos, mesmo os tristes, são banhados por uma aura de ternura que os torna gratificantes.

Resumo
[en] Against the excesses: limits, balance and love in bossa nova examines the sparingly aesthetics that marked a new movement in modern Brazilian music. Using the concepts of Nietzsche´s aesthetic philosophy, especially outlined in his first book, The Birth of Tragedy this study describes the creation process of bossa nova music as a constant struggle against the existing 1950´s Brazilian music excesses, in a regular search for balance between opposing terms. Three main aspects are addressed in the construction of this style: an innovative interpretation by singer Joao Gilberto, based on the obsessive search of a perfect balance between singing and talking; the melodic and harmonic music of composer Tom Jobim, establishing a musical structure that conciliated the maximum of expressiveness with minimum resources - and the softer and bright content of the lyrics in opposition to the dramatic style that prevailed in sambacanção songs that dominated the musical scene. For its self- consciousness, liberal content, balance and serenity, the bossa nova is defined as a markedly Apollonian movement, although there is always some Dionysian aspect at least in its more prominent songs. These qualities are also crucial in the formulation of the love concept that is consistent with the language of this new music style and with the social class and period of time expectations. Therefore, the bossa nova poetry is characterized by a softer and less dramatic concept of love that is based more in the present than in the past, in which all feelings, even the saddest ones, are surrounded by a gratifying aura of tenderness. Keywords

Orientador(es)
JOSE CARLOS SOUZA RODRIGUES

Banca
JULIO CESAR VALLADAO DINIZ

Banca
JOSE CARLOS SOUZA RODRIGUES

Banca
IEDA TUCHERMAN

Catalogação
2008-10-09

Apresentação
2008-02-28

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12327@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12327@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12327


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF
INTRODUÇÃO PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF