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Título
[en] BRANDS THAT PEOPLE LOVE: A STUDY ABOUT THE EMOTIONAL RELATIONSHIP OF PEOPLE WITH BRANDS

Título
[pt] MARCAS QUE MARCAM: UM ESTUDO SOBRE A RELAÇÃO EMOCIONAL DAS PESSOAS COM AS MARCAS

Autor
[pt] JULIA PEIXOTO DE CARVALHO LIMA

Vocabulário
[pt] DESIGN

Vocabulário
[pt] EMOCAO

Vocabulário
[pt] CONSUMO

Vocabulário
[pt] MARCA

Vocabulário
[en] DESIGN

Vocabulário
[en] EMOTION

Vocabulário
[en] CONSUMPTION

Vocabulário
[en] BRAND

Resumo
[pt] Este é um estudo sobre marcas conduzido sob o ponto de vista do Design & Emoção cujo foco recai no contexto de uso e nas razões pelas quais algumas marcas se tornam queridas. O objetivo é investigar de que experiências essas marcas participam, que relações sociais promovem e que sentimentos evocam. Sua condução se deu a partir de um levantamento de depoimentos sobre marcas que marcam que contemplou três etapas: (1) um levantamento em sites e blogs na Internet; (2) conversas presenciais e virtuais com pessoas de diferentes idades e estilos de vida; e (3) uma dinâmica realizada com alunos de design da PUC-Rio. O estudo foi norteado pelo pensamento de autores importantes do campo do Design & Emoção, como o neurocientista António Damásio e o cientista cognitivo Donald Norman. A organização das marcas que marcam foi inspirada na fala dos entrevistados e instruída pelo estudo do psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi e do antropólogo Eugene Rochberg-Halton sobre a relação de afeto das pessoas com seus artefatos domésticos. Algumas dessas categorias foram comentadas à luz do pensamento de autores das Ciências Sociais como Mary Douglas e Claude Lévi-Strauss. Os resultados da investigação confirmam que as marcas participam das ações da vida cotidiana, proporcionam experiências, são elos entre as pessoas e evocam sentimentos de toda ordem. Apontam também que existe uma relação estreita entre essas experiências, os sentimentos evocados e a escolha das marcas que farão parte de nossas vidas. Revelam ainda que, através de algumas marcas, as pessoas constroem suas identidades, regulam suas relações sociais, se diferenciam e se agrupam. O estudo das marcas que marcam pode também contribuir com subsídios para o Design e Emoção, e sua meta não apenas de projetar produtos com foco na promoção de experiências e sentimentos positivos, mas de colaborar para uma sociedade mais responsável e fraterna.

Resumo
[en] This is a study of brands that was carried out from a Design and Emotion point of view which has as focal point the context in which the brands are used and the reasons for which some brands become dear to us. Its objective is to investigate the experiences the brands create, the feelings they evoke and the social relations they promote. It was from the gathering of testimony about brands that people love that this study was conducted. The following three steps were used: (1) a investigation into blogs and sites on the internet; (2) in person and virtual talks with people of different ages and life styles; (3) and group dynamics with the PUC-Rio design students. It was guided by the thinking of authors in the field of Design and Emotion as the neuroscientist Antonio Damásio, and the cognitive scientist Donald Norman. The stories on brands that people love were organized into categories according to the interviewees responses. This step was guided by the study of the psychologist Mihaly Csikszentmihalyi, and the anthropologist Eugene Rochberg-Halton on the endearing relationship of people with their household artifacts. Some of these categories were also mentioned in light of the thinking of social science authors as Mary Douglas e Claude Lévi-Strauss. The results from this investigation confirm that brands participate in every day actions, they provide experiences, they are links between people, and as such they evoke all sorts of feelings. They also show us that there is a close relationship between these experiences, the feelings they evoke and the choosing of the brands that will be part of our lives. Furthermore the results reveal that through some brands people build identities; establish social relations, differentiate themselves and group up. The study of brands that people love provides data to the Design and Emotion, and contributes to its goal of not only designing products with focus on the promotion of experiences and positive feelings, but also contributing towards a more responsible and fraternal society.

Orientador(es)
VERA MARIA MARSICANO DAMAZIO

Banca
VERA MARIA MARSICANO DAMAZIO

Banca
EVERARDO PEREIRA GUIMARAES ROCHA

Banca
LUIZA NOVAES

Banca
PRISCILA LENA FARIAS

Catalogação
2008-06-26

Apresentação
2008-04-07

Tipo
[pt] TEXTO

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Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11848@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11848@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11848


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