Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] A FAMÍLIA BRASILEIRA NO CONTEXTO DO ENSINO/APRENDIZAGEM DE PL2E: LÉXICO E GRAUS DE PARENTESCO

Título
[fr] LA FAMILLE BRÉSILIENNE DANS LE CONTEXTE DE L`ENSEIGNEMENT/APPRENTISSAGE DU PORTUGAIS DEUXIÈME LANGUE POUR LES ÉTRANGERS: LE LEXIQUE ET LE DEGRÉ DE LA PARENTÉ

Autor
[pt] BRUNA RAFAELE SOUZA DA SILVA

Vocabulário
[pt] FUNCIONALISMO

Vocabulário
[pt] INTERCULTURALISMO

Vocabulário
[pt] CULTURA BRASILEIRA

Vocabulário
[fr] FONCTIONNALISME

Vocabulário
[fr] INTERCULTURALISME

Vocabulário
[fr] CULTURE BRESILIENNE

Resumo
[pt] Este estudo interdisciplinar apresenta uma abordagem lingüística e cultural da família brasileira a partir dos preceitos do funcionalismo e do interculturalismo, com vistas à sua utilização no ensino/aprendizagem do português como segunda língua para estrangeiros (PL2E). Baseada na concepção de linguagem vinculada ao contexto sócio-cultural, a pesquisa detecta na relação entre a língua portuguesa do Brasil e a cultura brasileira traços de afetividade, de intimidade e de proximidade no emprego do léxico pertencente ao campo semântico da família quando situado no contexto da rua (DaMatta, 1997). Outrossim, esta investigação indica uma diferença entre a percepção do brasileiro sobre a sua própria família e a sua percepção da família brasileira tomada de forma genérica. Os resultados desta pesquisa mostram como são traçados os graus de parentesco pelos brasileiros através da relação afetiva entre os membros da família, o que difere dos graus de parentesco relacionados à árvore genealógica. Ainda sobre a afetividade, a pesquisa indica como os informantes percebem os parentes distantes como aqueles que mantêm relações de afeto mais fracas ou inexistentes e conclui que a inserção de parentes de consideração e animais de estimação na família brasileira pode ser interpretada como uma indicação do espaço limítrofe (Porto, 2006) entre a casa e a rua (DaMatta, 1997).

Resumo
[fr] Cette étude interdisciplinaire a pour but de présenter une approche linguistique et culturelle de la famille brésilienne selon les concepts du fonctionnalisme et de l`interculturalisme, pour l`enseignement/l`apprentissage du Portugais deuxième langue pour les étrangers. D`après la conception du langage liée au contexte socioculturel, ce travail trouve dans le rapport entre le portugais du Brésil et la culture brésilienne des traces d`affectivité, d`intimité et de proximité à travers l`observation de l`usage du lexique du champ sémantique de la famille employé dans le contexte de la rue (DaMatta, 1997). Également, cette recherche montre une différence entre la perception du Brésilien sur sa propre famille et sa perception de la famille brésilienne d`une manière générale. Les résultats de cette enquête indiquent que les degrés de parenté sont créés proportionnellement à l`affectivité par les Brésiliens entre les membres de la famille, ce qui diffère des degrés de parenté de l`arbre généalogique. De plus sur l`affectivité, cette étude démontre comment les Brésiliens perçoivent le parent lointain comme celui qui possède des relations affectives faibles ou inexistantes et conclut que l`insertion des parentes de considération et des animaux d`estimation au sein de la famille brésilienne peut être interprétée comme des marques de l`espace limitrophe (Porto, 2006) entre la maison et la rue (DaMatta, 1997).

Orientador(es)
ROSA MARINA DE BRITO MEYER

Banca
ROSA MARINA DE BRITO MEYER

Banca
RICARDO BORGES ALENCAR

Banca
DANUSIA TORRES DOS SANTOS

Catalogação
2008-06-17

Apresentação
2007-12-18

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11788@1

Referência [fr]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11788@3

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11788


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, RÉSUMÉ, SUMÁRIO E LISTAS PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF