Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] A RELAÇÃO ENTRE O SISTEMA DE GESTÃO BASEADO EM COMPETÊNCIAS E O CONTRATO PSICOLÓGICO DO INDIVÍDUO: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE ENGENHARIA

Título
[en] THE RELATIONSHIP BETWEEN A COMPETENCE MANAGEMENT SYSTEM AND THE INDIVIDUAL PSYCHOLOGICAL CONTRACT: A CASE STUDY OF AN ENGINEERING PETROCHEMICAL ENTERPRISE

Autor
[pt] SUZANA DE MAGALHAES BARRETO

Vocabulário
[pt] CONTRATO PSICOLOGICO

Vocabulário
[pt] RELACOES DE TRABALHO

Vocabulário
[pt] GESTAO POR COMPETENCIAS

Vocabulário
[pt] MUDANCA ORGANIZACIONAL

Vocabulário
[en] PSYCHOLOGICAL CONTRACT

Vocabulário
[en] LABOR RELATIONSHIPS

Vocabulário
[en] COMPETENCE MANAGEMENT

Vocabulário
[en] ORGANIZATIONAL CHANGE

Resumo
[pt] O presente trabalho buscou trazer compreensão sobre os principais aspectos que afetam o contrato psicológico que os indivíduos estabelecem com uma empresa que se encontra em processo de mudança nas relações de trabalho. Focalizou-se em um fenômeno característico da década atual, quando se verifica um aumento de empresas que buscam através da implantação de um sistema de gestão baseado em competências, condições para a obtenção de vantagem competitiva. No que diz respeito à gestão estratégica de recursos humanos, o conceito de competências é instrumento de referência para mediar as diferentes responsabilidades e contribuições individuais na empresa. Em contrapartida, o desempenho organizacional, dependerá da qualidade no grau de entrega dos indivíduos ao novo modelo de gestão, através da manutenção de um contrato psicológico positivo dos profissionais. Optou-se por desenvolver um estudo de caso qualitativo com características exploratórias. A organização escolhida foi a Technip S.A., empresa de engenharia que possui forte atuação no setor petroquímico e que se encontra em fase de implantação de um sistema de gestão baseado em competências. A metodologia utilizada na pesquisa de campo foi fundamentada em entrevistas individuais realizadas, por meio de questões semi-estruturadas. Buscou- se identificar a realidade social da organização a partir do estudo das expectativas dos indivíduos em relação à mesma, antes e depois da iniciativa de mudança, como forma importante de compreensão da estruturação da ação nesse ambiente. Os resultados conduziram à percepção da existência de uma relação de reciprocidade entre individuo e organização. Conclui-se que, enquanto a mudança exerce, sobre o contrato psicológico dos indivíduos, uma influência que vai desde o reforço ao rompimento, a leitura que os indivíduos fazem da mesma encontrase relacionada ao contrato psicológico pré- existente.

Resumo
[en] The purpose of this study is to have a better understanding of the main aspects that affect the psychological contract established by individuals facing a changing process on their organizational work relationship. This study focused on the competence management implementation as a competitive advantage. In terms of resource management strategy, the concept of competence is an important instrument to measure different individual responsibilities and contributions to the organization. On the other hand, the organization performance will depend on how individuals interact with the management system in order to maintain a positive psychological contract. Therefore, a qualitative case study with exploratory characteristics was developedbased on several interviews done with employees from a company that belongs to the petrochemical sector, called Technip S.A. This firm is implementing a competencemanagement methodology. These interviews were based on previous questionnaires and their purpose was to identify the social reality of the organization based o itsindividuals expectation, before and after changing events. The main results of this study confirm a reciprocity relationship between individuals and organization, that achange in the work relationship can either reinforce the psychological contract or violate it, and the individuals comprehension will directly depend on their pre-existentpsychological contract. Finally, this study suggests that the success of a competence management system implementation depends on understanding the psychologicalcontract of those involved on the changing events.

Orientador(es)
JOSE ROBERTO GOMES DA SILVA

Banca
JOSE ROBERTO GOMES DA SILVA

Banca
SANDRA REGINA DA ROCHA PINTO

Banca
MARIA TERESA CORREIA COUTINHO

Catalogação
2008-06-09

Apresentação
2007-11-13

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11736@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11736@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11736


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
CAPÍTULO 6 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF