Título
[pt] A RELAÇÃO ENTRE O SISTEMA DE GESTÃO BASEADO EM COMPETÊNCIAS E O CONTRATO PSICOLÓGICO DO INDIVÍDUO: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE ENGENHARIA
Título
[en] THE RELATIONSHIP BETWEEN A COMPETENCE MANAGEMENT SYSTEM AND THE INDIVIDUAL PSYCHOLOGICAL CONTRACT: A CASE STUDY OF AN ENGINEERING PETROCHEMICAL ENTERPRISE
Autor
[pt] SUZANA DE MAGALHAES BARRETO
Vocabulário
[pt] CONTRATO PSICOLOGICO
Vocabulário
[pt] RELACOES DE TRABALHO
Vocabulário
[pt] GESTAO POR COMPETENCIAS
Vocabulário
[pt] MUDANCA ORGANIZACIONAL
Vocabulário
[en] PSYCHOLOGICAL CONTRACT
Vocabulário
[en] LABOR RELATIONSHIPS
Vocabulário
[en] COMPETENCE MANAGEMENT
Vocabulário
[en] ORGANIZATIONAL CHANGE
Resumo
[pt] O presente trabalho buscou trazer compreensão sobre os
principais aspectos que afetam o contrato psicológico que
os indivíduos estabelecem com uma empresa que se
encontra em processo de mudança nas relações de trabalho.
Focalizou-se em um fenômeno característico da década atual,
quando se verifica um aumento de empresas que buscam
através da implantação de um sistema de gestão baseado em
competências, condições para a obtenção de vantagem
competitiva. No que diz respeito à gestão estratégica de
recursos humanos, o conceito de competências é
instrumento de referência para mediar as diferentes
responsabilidades e contribuições individuais na empresa.
Em contrapartida, o desempenho organizacional, dependerá
da qualidade no grau de entrega dos indivíduos ao novo
modelo de gestão, através da manutenção de um contrato
psicológico positivo dos profissionais. Optou-se por
desenvolver um estudo de caso qualitativo com
características exploratórias. A organização escolhida foi
a Technip S.A., empresa de engenharia que possui forte
atuação no setor petroquímico e que se encontra em fase de
implantação de um sistema de gestão baseado em
competências. A metodologia utilizada na pesquisa de
campo foi fundamentada em entrevistas individuais
realizadas, por meio de questões semi-estruturadas. Buscou-
se identificar a realidade social da organização a partir do
estudo das expectativas dos indivíduos em relação à mesma,
antes e depois da iniciativa de mudança, como forma
importante de compreensão da estruturação da
ação nesse ambiente. Os resultados conduziram à percepção
da existência de uma relação de reciprocidade entre
individuo e organização. Conclui-se que, enquanto a
mudança exerce, sobre o contrato psicológico dos
indivíduos, uma influência que vai desde o reforço ao
rompimento, a leitura que os indivíduos fazem da mesma
encontrase relacionada ao contrato psicológico pré-
existente.
Resumo
[en] The purpose of this study is to have a better understanding of the main aspects that affect the psychological contract established by individuals facing a changing process on their organizational work relationship. This study focused on the competence management implementation as a competitive advantage. In terms of resource management strategy, the concept of competence is an important instrument to measure different individual responsibilities and contributions to the organization. On the other hand, the organization performance will depend on how individuals interact with the management system in order to maintain a positive psychological contract. Therefore, a qualitative case study with exploratory characteristics was developedbased on several interviews done with employees from a company that belongs to the petrochemical sector, called Technip S.A. This firm is implementing a competencemanagement methodology. These interviews were based on previous questionnaires and their purpose was to identify the social reality of the organization based o itsindividuals expectation, before and after changing events. The main results of this study confirm a reciprocity relationship between individuals and organization, that achange in the work relationship can either reinforce the psychological contract or violate it, and the individuals comprehension will directly depend on their pre-existentpsychological contract. Finally, this study suggests that the success of a competence management system implementation depends on understanding the psychologicalcontract of those involved on the changing events.
Orientador(es)
JOSE ROBERTO GOMES DA SILVA
Banca
JOSE ROBERTO GOMES DA SILVA
Banca
SANDRA REGINA DA ROCHA PINTO
Banca
MARIA TERESA CORREIA COUTINHO
Catalogação
2008-06-09
Apresentação
2007-11-13
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11736@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11736@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11736
Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF CAPÍTULO 1 PDF CAPÍTULO 2 PDF CAPÍTULO 3 PDF CAPÍTULO 4 PDF CAPÍTULO 5 PDF CAPÍTULO 6 PDF REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF