Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] O QUE OS JOGOS DE ENTRETENIMENTO TÊM QUE OS JOGOS COM FINS PEDAGÓGICOS NÃO TÊM: PRINCÍPIOS PARA PROJETOS DE JOGOS COM FINS PEDAGÓGICOS

Título
[en] WHAT THE ENTERTAINMENT GAMES HAVE THAT THE EDUCATIONAL GAMES DO NOT HAVE: PRINCIPLES TO PROJECT EFFICIENT EDUCATIONAL GAMES

Autor
[pt] LEANDRO DEMENCIANO COSTA

Vocabulário
[pt] APRENDIZAGEM

Vocabulário
[pt] PRINCIPIO

Vocabulário
[pt] JOGO

Vocabulário
[pt] PEDAGOGIA

Vocabulário
[pt] GESTALT

Vocabulário
[pt] ESTRUTURA

Vocabulário
[en] LEARNING

Vocabulário
[en] PRINCIPLE

Vocabulário
[en] GAME

Vocabulário
[en] PEDAGOGY

Vocabulário
[en] GESTALT

Vocabulário
[en] PROJECT

Vocabulário
[en] STRUCTURE

Resumo
[pt] Determinar a diversão e o entretenimento como prioridades de projeto de um jogo com finalidade pedagógica parecia um tanto incoerente. Mas esta decisão nasceu da percepção de que jogos de entretenimento, que divertem e entretêm seus jogadores, funcionam muito bem em ambientes de ensino e aprendizagem - isto é notável no RPG e no Xadrez, por exemplo. Deste desafio, nasceu um jogo com fim pedagógico - A Dama da Música - que se mostrou mais efetivo que muitos jogos projetados com este objetivo. Isto confirmou a percepção inicial e reforçou uma hipótese a respeito dela, motivando a pesquisa desenvolvida na presente dissertação. Apoiando-se fundamentalmente na ótica estruturalista da Gestalt, com Max Wertheimer e Kurt Lewin, e com o respaldo de Jean Piaget, iniciou-se uma investigação sobre casos onde a aplicação de jogos de entretenimento para fins pedagógicos produziu resultados muito acima da média dos jogos projetados com este objetivo. Guiada pela pergunta: O que os jogos de entretenimento têm que os jogos com fins pedagógicos não têm? a pesquisa desenvolveu-se por meio do estudo detalhado de jogos existentes no mercado que têm fins pedagógicos declarados. Realizou-se, também, uma análise do projeto A Dama da Música com a finalidade de compreender o método projetual realizado.

Resumo
[en] Determining fun and entertainment as priorities of a educational game project was a little bit incoherent. However, this decision has its source in the well function perception of the entertainment games, which give its players amusement and entertainment, in an educational environment - it can be realized in RPG games and Chess, for example. This challenge resulted in a educational game - A Dama da Música - which is more effective than many other games with the same purpose. This fact confirmed the initial perception and reinforced a hypothesis about it, motivating the research that is developed in this paper. Based on the Gestalt structuralist view, defended by Max Wertheimer and Kurt Lewin, and according to Jean Piaget`s endorsement, an investigation about the cases where the use of entertainment games for pedagogical purposes produced results much better than the average produced by the games projected to this objective was started. Guided by the question: What the entertainment games have that the educational games do not have?, the research was developed through a detailed study of the games that have pedagogical purposes. An analysis of the project A Dama da Música was also developed in order to understand the method used on its project.

Orientador(es)
RITA MARIA DE SOUZA COUTO

Coorientador(es)
CELSO BRAGA WILMER

Banca
RITA MARIA DE SOUZA COUTO

Banca
MARIA APPARECIDA CAMPOS MAMEDE NEVES

Banca
LINO DE MACEDO

Banca
CELSO BRAGA WILMER

Catalogação
2008-06-04

Apresentação
2008-03-05

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11728@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11728@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11728


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
CAPÍTULO 6 PDF
CAPÍTULO 7 PDF
CAPÍTULO 8 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF