Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] A TRADIÇÃO DO MODERNO: UMA REAPROXIMAÇÃO COM VALORES FUNDAMENTAIS DO DESIGN GRÁFICO A PARTIR DE JAN TSCHICHOLD E EMIL RUDER

Título
[en] THE MODERN TRADITION: REVISITING FUNDAMENTAL GRAPHIC DESIGN VALUES; JAN TSCHICHOLD AND EMIL RUDER

Autor
[pt] SUZANA VALLADARES FONSECA

Vocabulário
[pt] MODERNIDADE

Vocabulário
[pt] FUNDAMENTO

Vocabulário
[pt] TIPOGRAFIA

Vocabulário
[pt] DESIGN GRAFICO

Vocabulário
[en] MODERNITY

Vocabulário
[en] FUNDAMENTAL

Vocabulário
[en] TYPOGRAPHY

Vocabulário
[en] GRAPHIC DESIGN

Resumo
[pt] O debate em torno de valores da modernidade e da pós- modernidade tem demonstrado ser um tema de interesse ainda inesgotado. Especificamente no campo do Design Gráfico, este debate tem levado a uma reavaliação crítica daqueles fundamentos denominados de modo genérico como o paradigma moderno, resultando numa espécie de desqualificação em bloco dos parâmetros ali assumidos. Tomando a tipografia como eixo de observação, este trabalho propõe uma reaproximação com o Design Gráfico moderno focalizando o discurso de duas personalidades representativas de movimentos cuja importância foi significativa para sua fase de consolidação: Jan Tschichold (e a Nova Tipografia) e Emil Ruder (e a Tipografia Suíça). Questões tematizadas pelas formulações teóricas e práticas destes autores e o embate de idéias em torno destes movimentos representam um referencial ainda hoje valioso, que permite resgatar - pelo menos em parte - a complexidade e a riqueza que caracterizaram o pensamento do Design naquele período.

Resumo
[en] The debate about values of modernity and post-modernity has proved to be a topic deserving further discussion. In the specific field of Graphic Design, this debate has led to a critical reassessment of those fundamental concepts generally known as the modern paradigm. This results in a kind of massive disqualification of the parameters then enunciated. Observing typography, this thesis proposes an approach to modern Graphic Design, focusing the discourse of two people, both representative of movements whose importance to its consolidation is outstanding: Jan Tschichold (and the New Typography) and Emil Ruder (and Swiss Typography). Theoretical and practical formulations by these authors and issues tackled by them, as well as the discussion of ideas concerning the two movements, are still referential nowadays. They enable us to retrieve - at least in part - the complexity and richness which marked the Design thought in that period.

Orientador(es)
LUIZ ANTONIO LUZIO COELHO

Coorientador(es)
WASHINGTON DIAS LESSA

Banca
RITA MARIA DE SOUZA COUTO

Banca
EDNA LUCIA OLIVEIRA DA CUNHA LIMA

Banca
LUIZ ANTONIO LUZIO COELHO

Banca
JOAO DE SOUZA LEITE

Banca
WASHINGTON DIAS LESSA

Banca
LUCY CARLINDA DA ROCHA DE NIEMEYER

Catalogação
2007-12-07

Apresentação
2007-08-06

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10996@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10996@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10996


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF