Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] BACK IN THE PRESIDENCY: GETULIO VARGAS´S STRATEGY OF PROPAGANDA IN THE 1950 ELECTIONS

Título
[pt] GETÚLIO VARGAS VOLTA AO CATETE: A ESTRATÉGIA DE PROPAGANDA VARGUISTA NAS ELEIÇÕES DE 1950

Autor
[pt] DEBORA KFURI REGAL

Vocabulário
[pt] GETULIO VARGAS

Vocabulário
[pt] ELEICAO PRESIDENCIAL

Vocabulário
[pt] PROPAGANDA POLITICA

Vocabulário
[en] GETULIO VARGAS

Vocabulário
[en] PRESIDENTIAL ELECTION

Vocabulário
[en] POLITICAL PROPAGANDA

Resumo
[pt] O objetivo deste trabalho é acompanhar as etapas da campanha de Getúlio Vargas às eleições presidenciais de 1950. Tendo chegado à presidência duas vezes através de golpes de Estado e uma vez por voto indireto, Vargas voltaria ao poder através do voto popular, graças a uma campanha inteligente e moderna. Em menos de dois meses, sua comitiva visitou todas as capitais do país, o Distrito Federal, e mais de 50 cidades, estabelecendo uma comunicação direta entre candidato e eleitores. Em cerca de 80 discursos, Vargas apresentou um projeto político nacional, entremeado por assuntos de interesse local, valorizando a participação de cada Estado no crescimento da Federação como um todo. O sucesso no pleito presidencial de 1950 foi em parte conseqüência de um cuidadoso trabalho de construção de sua imagem, realizado por Vargas desde seu primeiro mandato. Apesar de alguns autores concordarem que o marketing político surgiu no Brasil em 1954, na campanha de 1950 Vargas utilizou procedimentos sistemáticos de comunicação e propaganda eleitoral. Ações direcionadas a um público-alvo e uso inteligente dos meios de comunicação são técnicas da estratégia varguista e também do que hoje chamamos de marketing político.

Resumo
[en] This research is about Getulio Vargas´ presidential elections campaign, in 1950. Vargas, who had reached presidency twice through coups and once through indirect elections, became once again president in 1950, due to an intelligent and modern campaign. During a couple of months, his entourage visited more than 50 cities and the Federal District, establishing a channel for direct communication between the candidate and the electors. In a series of speeches, Vargas presented his national political project, merged with local affairs, detaching the participation of each unit in the growth of the whole federation. The success in the presidential elections of 1950 was a consequence of a careful work of image construction, since Vargas´ first mandate. Some authors argue that political marketing was not used in Brazil until 1954, but the claim of this work is that Vargas made use of systematic procedures of electoral propaganda and communication as early as his 1950´s campaign. Focusedtarget actions and intelligent use of midia were part of Vargas´ campaign and are also part of what we today know as political marketing.

Orientador(es)
LUIS REZNIK

Banca
LUIS REZNIK

Banca
MARIA CELINA SOARES D ARAUJO

Banca
NELSON ROJAS DE CARVALHO

Catalogação
2007-10-26

Apresentação
2007-09-03

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10756@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10756@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10756


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF