Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] AFINAL, O QUE FAZEM AS SUPERVISORAS ACADÊMICAS?: EXPLORANDO OS BASTIDORES DE UMA COMUNIDADE DE PRÁTICA

Título
[en] DOING, BEING ACADEMIC SUPERVISION?: EXPLORING THE BACKSTAGE OF A COMMUNITY OF PRACTICE

Autor
[pt] ELISA ANDREA VILAS BOAS BORGES

Vocabulário
[pt] SOCIOLINGUISTICA INTERACIONAL

Vocabulário
[pt] LINGUAGEM NO TRABALHO

Vocabulário
[pt] COMUNIDADES DE PRATICA

Vocabulário
[pt] SUPERVISAO

Vocabulário
[pt] PRATICA EXPLORATORIA

Vocabulário
[en] INTERACTIONAL SOCIOLINGUISTICS

Vocabulário
[en] LANGUAGE AT WORK

Vocabulário
[en] COMMUNITIES OF PRACTICE

Vocabulário
[en] SUPERVISING

Vocabulário
[en] EXPLORATORY PRACTICE

Resumo
[pt] Esta pesquisa tem por objetivo buscar entendimentos sobre a interação dentro do contexto profissional no qual estou inserida: a equipe de supervisoras acadêmicas de uma instituição de ensino de inglês como língua estrangeira. À luz dos princípios da Prática Exploratória (Allwright, 2001), monitorei atividades nas quais nos engajamos nos bastidores de nossa prática diária, assumindo o papel de pesquisadora praticante inserida no contexto de pesquisa. Os dados foram gerados a partir de CIPEs - Conversas Informais com Potencial Exploratório (Azevedo, 2005), notas de campo e gravações em áudio de reuniões planejadas, conversas informais e da interação diária entre as supervisoras dentro dos cubículos do Departamento Acadêmico. A análise dos dados, com base em conceitos advindos da Sociolingüística Interacional, permitiu-me identificar no curso desses diferentes momentos de interação do grupo como se dão: construção de conhecimento e credibilidade profissional, tomadas de decisões e resoluções de problemas, e a construção da identidade do grupo. Ao promover o envolvimento do grupo nessa busca por entendimentos, este estudo acrescentou uma nova dimensão ao nosso fazer supervisão no dia-a-dia: um olhar exploratório sobre nossas experiências de participação e não-participação em diferentes comunidades de prática (Wenger,1998) dentro da instituição.

Resumo
[en] This study aims at searching for understandings of the interaction in the professional context I belong to: the team of academic supervisors in an EFL school. Following the principles of Exploratory Practice (Allwright, 2001), I monitored activities in which we engaged in the backstage of our daily practice, adopting the role of a practitioner researcher. Data was generated through potentially exploitable informal conversations (Azevedo, 2005), field notes, and audio recordings of scheduled meetings, informal meetings and the daily interaction inside the supervisors´ room. Data analysis, based on concepts of Interactional Sociolinguistics, allowed me to identify, in the supervisors´ discourse, how we construct professional knowledge and credibility, make decisions and resolve problems and construct our group identity. By involving the group in this search for understanding, this study has added a new dimension to our daily practice in supervision: an exploratory look at our experiences of participation and non-participation in different communities of practice (Wenger,1998) inside the school.

Orientador(es)
INES KAYON DE MILLER

Banca
INES KAYON DE MILLER

Banca
LUCIA PACHECO DE OLIVEIRA

Banca
SOLANGE COELHO VEREZA

Catalogação
2007-10-18

Apresentação
2007-03-30

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10725@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10725@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10725


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF