Título
[pt] AFINAL, O QUE FAZEM AS SUPERVISORAS ACADÊMICAS?: EXPLORANDO OS BASTIDORES DE UMA COMUNIDADE DE PRÁTICA
Título
[en] DOING, BEING ACADEMIC SUPERVISION?: EXPLORING THE BACKSTAGE OF A COMMUNITY OF PRACTICE
Autor
[pt] ELISA ANDREA VILAS BOAS BORGES
Vocabulário
[pt] SOCIOLINGUISTICA INTERACIONAL
Vocabulário
[pt] LINGUAGEM NO TRABALHO
Vocabulário
[pt] COMUNIDADES DE PRATICA
Vocabulário
[pt] SUPERVISAO
Vocabulário
[pt] PRATICA EXPLORATORIA
Vocabulário
[en] INTERACTIONAL SOCIOLINGUISTICS
Vocabulário
[en] LANGUAGE AT WORK
Vocabulário
[en] COMMUNITIES OF PRACTICE
Vocabulário
[en] SUPERVISING
Vocabulário
[en] EXPLORATORY PRACTICE
Resumo
[pt] Esta pesquisa tem por objetivo buscar entendimentos sobre
a interação
dentro do contexto profissional no qual estou inserida: a
equipe de supervisoras
acadêmicas de uma instituição de ensino de inglês como
língua estrangeira. À luz
dos princípios da Prática Exploratória (Allwright, 2001),
monitorei atividades nas
quais nos engajamos nos bastidores de nossa prática
diária, assumindo o papel de
pesquisadora praticante inserida no contexto de pesquisa.
Os dados foram gerados
a partir de CIPEs - Conversas Informais com Potencial
Exploratório (Azevedo,
2005), notas de campo e gravações em áudio de reuniões
planejadas, conversas
informais e da interação diária entre as supervisoras
dentro dos cubículos do
Departamento Acadêmico. A análise dos dados, com base em
conceitos advindos
da Sociolingüística Interacional, permitiu-me identificar
no curso desses
diferentes momentos de interação do grupo como se dão:
construção de
conhecimento e credibilidade profissional, tomadas de
decisões e resoluções de
problemas, e a construção da identidade do grupo. Ao
promover o envolvimento
do grupo nessa busca por entendimentos, este estudo
acrescentou uma nova
dimensão ao nosso fazer supervisão no dia-a-dia: um olhar
exploratório sobre
nossas experiências de participação e não-participação em
diferentes comunidades
de prática (Wenger,1998) dentro da instituição.
Resumo
[en] This study aims at searching for understandings of the
interaction in the
professional context I belong to: the team of academic
supervisors in an EFL
school. Following the principles of Exploratory Practice
(Allwright, 2001), I
monitored activities in which we engaged in the backstage
of our daily practice,
adopting the role of a practitioner researcher. Data was
generated through
potentially exploitable informal conversations (Azevedo,
2005), field notes, and
audio recordings of scheduled meetings, informal meetings
and the daily
interaction inside the supervisors´ room. Data analysis,
based on concepts of
Interactional Sociolinguistics, allowed me to identify, in
the supervisors´
discourse, how we construct professional knowledge and
credibility, make
decisions and resolve problems and construct our group
identity. By involving the
group in this search for understanding, this study has
added a new dimension to
our daily practice in supervision: an exploratory look at
our experiences of
participation and non-participation in different
communities of practice
(Wenger,1998) inside the school.
Orientador(es)
INES KAYON DE MILLER
Banca
INES KAYON DE MILLER
Banca
LUCIA PACHECO DE OLIVEIRA
Banca
SOLANGE COELHO VEREZA
Catalogação
2007-10-18
Apresentação
2007-03-30
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10725@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10725@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10725
Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF CAPÍTULO 1 PDF CAPÍTULO 2 PDF CAPÍTULO 3 PDF CAPÍTULO 4 PDF CAPÍTULO 5 PDF REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF