Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] AÍ DÁ PRA ENTENDER COMO A GENTE NÃO CONSEGUE TRABALHAR: PROJEÇÕES DO SELF DE UMA PROFESSORA DE LÍNGUA INGLESA, QUESTÕES DO AMBIENTE ESCOLAR E O PAPEL DA PESQUISA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA ESTRANGEIRA

Título
[en] SO PEOPLE CAN UNDERSTAND WHY WE CAN T WORK: AN ENGLISH TEACHER S PRESENTATION OF SELF, FEATURES OF THE SCHOOL ENVIRONMENT AND THE ROLE OF RESEARCH IN FOREIGN LANGUAGE TEACHER EDUCATION

Autor
[pt] FERNANDA HENRIQUES DIAS

Vocabulário
[pt] LINGUISTICA

Vocabulário
[pt] ESCOLA PUBLICA

Vocabulário
[pt] FORMACAO DE PROFESSORES

Vocabulário
[en] LINGUISTICS

Vocabulário
[en] PUBLIC SCHOOL

Vocabulário
[en] TEACHERS FORMATION

Resumo
[pt] Motivada por questionamentos presentes ainda durante a graduação, a respeito do dia-a-dia do fazer pedagógico principalmente na escola pública, é que me coloquei como pesquisadora em duas salas de aula de Língua Estrangeira em uma escola pública de Juiz de Fora, Minas Gerais. Os dados foram construídos seguindo princípios da etnografia. Eles são constituídos por notas expandidas escritas a partir de notas de campo feitas em duas salas de aula durante as aulas de Língua Inglesa e uma entrevista feita com uma professora de Língua Inglesa. Analiso o discurso dessa professora, gerado na entrevista, e o relaciono com as notas expandidas a fim de observar os aspectos que influenciam sua prática pedagógica. Para a análise da entrevista, utilizo o conceito de footing empregado por Goffman (2002) de forma a notar os movimentos discursivos da professora e algumas facetas de seu self. Desta forma, pretendi buscar maiores entendimentos para as questões sobre as práticas pedagógicas surgidas durante a graduação, ao mesmo tempo em que refleti sobre questões concernentes à formação do professor de Língua Estrangeira e o papel exercido pela pesquisa em sala de aula durante o curso de graduação em Letras.

Resumo
[en] Impelled by questions still raised during the Graduation course regarding the everydayness of pedagogical practices mainly in the public sector, I have positioned myself as a researcher in two classrooms in which English is taught as a Foreign Language in a public school in Juiz de Fora, Minas Gerais. The data were built following principles of ethnography. They are constituted by expanded notes written from field notes taken in two classrooms during the English classes and an interview made with the teacher of English as a Foreign Language. I analyse the interview with the English teacher and relate it to the expanded notes in order to observe the aspects that influence her pedagogical practice. For the analysis of the interview, I make use of the concept of footing applied by Goffman (2002) so that I could notice the teacher s discursive movements and some facets of her self. In this way, I intended to look for more understandings regarding the questions about pedagogical practices raised in the Graduation course. In addition, I reflect upon questions concerned with Foreign Language teacher education and the role played by classroom research throughout the Letras Graduation Course.

Orientador(es)
INES KAYON DE MILLER

Banca
MARIA DAS GRACAS DIAS PEREIRA

Banca
INES KAYON DE MILLER

Banca
BEATRIZ DE CASTRO BARRETO

Banca
MYRIAM BRITO CORREA NUNES

Catalogação
2007-09-14

Apresentação
2007-03-09

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10576@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10576@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10576


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF