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Título
[pt] ANTECEDENTES E CONSEQÜÊNCIAS DOS NÍVEIS DE ENVOLVIMENTO MASCULINO COM VESTUÁRIO: UMA PESQUISA EMPÍRICA COM HOMENS DO RIO DE JANEIRO

Título
[en] ANTECEDENTS AND CONSEQUENCES OF THE LEVELS OF MALE INVOLVEMENT WITH APPAREL: AN EMPIRICAL STUDY WITH MALES FROM RIO DE JANEIRO

Autor
[pt] LIA DAVIDOVITSCH

Vocabulário
[pt] COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

Vocabulário
[pt] MODELAGEM DE EQUACOES ESTRUTURAIS

Vocabulário
[pt] CONSUMO

Vocabulário
[pt] GENERO

Vocabulário
[en] CONSUMER BEHAVIOR

Vocabulário
[en] STRUCTURAL EQUATION MODELING

Vocabulário
[en] CONSUMPTION

Vocabulário
[en] GENDER

Resumo
[pt] Observam-se, na atualidade, novas formas de identidades masculinas sendo ofertadas a partir da ênfase na estética do corpo e da moda. Visando contribuir com os múltiplos agentes do setor de moda masculina para um maior conhecimento de seus consumidores, este estudo utilizou o conceito de envolvimento com vestuário como principal ferramenta para explorar a relação dos homens do Rio de Janeiro com os assuntos ligados ao vestuário. As seguintes questões centrais foram lançadas: Quais os atuais níveis de envolvimento dos homens com o vestuário? Quais fatores podem exercer influências em tais níveis? Quais as possíveis conseqüências desses níveis no comportamento de consumo masculino? Assim, foi proposto um modelo teórico relacionando os níveis de envolvimento dos homens com vestuário a três antecedentes (percepção dos valores simbólicos, hedônicos e utilitários do vestuário) e três conseqüentes (busca de informação, percepção da importância dos diferentes atributos da roupa e percepção de diferenças entre as marcas de roupa masculina). Tal modelo foi testado, através da técnica da Modelagem de Equações Estruturais, alcançando índices de ajuste satisfatórios. A análise do modelo indicou quais antecedentes e conseqüentes obtiveram apoio empírico.

Resumo
[en] Nowadays, it can be observed that new forms of male identity have been created stemming from the emphasis placed on physical fitness and fashion. With the aim of providing the multiple agents in the male fashion sector with data that could help them learn more about their customers, this study has made use of the concept of apparel involvement as its main tool in examining how males from Rio de Janeiro relate to matters concerning apparel. The following are the central questions guiding this study: What are the present levels of male involvement with apparel? What are the factors that may influence these levels? How could these levels possibly affect the behavior of male consumers? Thus, a theoretical model has been proposed that links the levels of apparel involvement of males with three antecedents, namely perception of the symbolic, hedonic and utilitarian values of apparel, and with three consequences, namely search for information, perception of the relevance of the different attributes of clothes, and perception of differences among male clothing brands. The model has been tested through the Structural Equation Modeling technique and it has reached satisfactory fit indexes. The analysis of the model has indicated which antecedents and consequences of apparel involvement received empirical support.

Orientador(es)
JORGE FERREIRA DA SILVA

Banca
HELENE BERTRAND

Banca
JORGE FERREIRA DA SILVA

Banca
ANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHA

Catalogação
2007-09-13

Apresentação
2007-03-09

Tipo
[pt] TEXTO

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Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10561@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10561@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10561


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