Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] CONTRIBUIÇÃO PARA A ANÁLISE DA COMPETITIVIDADE DA SOJA EM GRÃOS: UMA APLICAÇÃO DO MODELO DE EQUILÍBRIO ESPACIAL AO ESTADO DE TOCANTINS

Título
[en] CONTRIBUTION FOR THE ANALYSIS OF THE COMPETITIVITY OF THE SOY BEANS IN GRAINS: AN APPLICATION OF THE SPATIAL EQUILIBRIUM MODEL TO THE STATE OF TOCANTINS

Autor
[pt] BETTY CLARA BARRAZA DE LA CRUZ

Vocabulário
[pt] LOGISTICA

Vocabulário
[pt] TRANSPORTE

Vocabulário
[pt] SOJA

Vocabulário
[pt] ARMAZENAGEM

Vocabulário
[pt] CUSTO LOGISTICO

Vocabulário
[en] LOGISTICS

Vocabulário
[en] TRANSPORT

Vocabulário
[en] SOY

Vocabulário
[en] WAREHOUSING

Vocabulário
[en] LOGISTIC COST

Resumo
[pt] O sistema logístico da soja brasileira em grãos é um elemento importante na cadeia produtiva, pois a maior parte dos custos desta oleaginosa é dada pelos custos de transportes e os custos de armazenagem. Nesse sentido, a otimização desse segmento é essencial para aumentar a competitividade da soja brasileira no mercado internacional. Nesta tese, propõe-se desenvolver um modelo de equilíbrio espacial multimodal e intertemporal de programação não linear para a análise da competitividade da soja em grãos ao Estado de Tocantins. A aplicabilidade do modelo é avaliada num estudo de caso sobre a exportação da soja do Estado de Tocantins, situado na região norte do cerrado brasileiro cuja competitividade será considerada em relação aos Estados do Maranhão e Piauí, os quais têm os mesmos corredores de transporte. Finalmente, são propostos cenários alternativos para uma melhor análise da competitividade do Estado tocantinense. Os dados são tratados com o uso do programa GAMS/MINOS, desenvolvido para problemas não lineares. Os resultados mostram, nos quatro cenários analisados, que os custos logísticos são reduzidos quando a multimodalidade acontece num ambiente intertemporal. Eles também mostram que a inclusão da Hidrovia Tocantins torna o Estado do Tocantins competitivo. Espera- se que estes resultados possam oferecer subsídios, no sentido de possibilitar uma melhor percepção quanto aos investimentos em infra-estrutura de transporte e armazenagem, para o governo do Tocantins .

Resumo
[en] The logistics system for soy beans in grains is an important element in its production chain, since most of the corresponding costs is a result of transportation and warehousing costs. In this way, the optimization of this segment is essential for the competitivity of the Brazilian soy beans in the international markets. In this dissertation, the proposal is to develop a spatial multimodal and intertemporal equilibrium model using non linear programming. The applicability of the model is tested in a case study about the exports of soy beans produced in the state of Tocantins in the north part of the Brazilian cerrado, whose competitivity is related to those of the neighboring states of Maranhão and Piauí, that have the same transportation corridors. Finally, some alternative scenarios are considered to analyse the competitivity of the focused State. The results show, in the four evaluated scenarios, that the logistics costs are reduced when the multimodality happens in a intertemporal environment. They also show that the inclusion of the Hidrovia Tocantins becomes the State of Tocantins competitive. The data are treated by the GAMS/MINOS program developed for non linear problems. It is hoped that the results might offer subsidies to the State of Tocantins in order to allow a better evaluation of its transportation and warehousing infrastructure investments.

Orientador(es)
NELIO DOMINGUES PIZZOLATO

Banca
ANDRE LACOMBE PENNA DA ROCHA

Banca
NELIO DOMINGUES PIZZOLATO

Banca
LUIZ FELIPE RORIS RODRIGUEZ SCAVARDA DO CARMO

Banca
EDSON JOSE DALTO

Banca
FABIANO MEZADRE POMPERMAYER

Catalogação
2007-09-06

Apresentação
2007-03-07

Tipo
[pt] TEXTO

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Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10514@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10514@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10514


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