Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] ACCOUNTABILITY AND SCHOOLS RESULTS IN THE RIO DE JANEIRO

Título
[pt] RESULTADOS ESCOLARES E RESPONSABILIZAÇÃO NO RIO DE JANEIRO

Autor
[pt] JOSE ROBERTO DA SILVA RODRIGUES

Vocabulário
[pt] AVALIACAO

Vocabulário
[pt] NOVA ESCOLA

Vocabulário
[pt] ENSINO MEDIO

Vocabulário
[en] EVALUATION

Vocabulário
[en] NEW SCHOOL

Vocabulário
[en] HIGH SCHOOL TEACHING

Resumo
[pt] O presente estudo objetivou relacionar o programa de avaliação e responsabilização escolar - Nova Escola à evolução atual do ensino médio da rede estadual do Rio de Janeiro. Nosso objetivo principal era verificar em que medida o Nova Escola pode ser relacionado à evolução dos resultados escolares do Estado do Rio entre 2000 e 2005. Numa perspectiva qualitativa, o Nova Escola foi analisado a luz de pesquisa documental que teve como principal objeto a documentação referente ao próprio programa. Procuramos compreender a natureza do processo de responsabilização, os instrumentos de avaliação utilizados ao longo dos anos bem como as oscilações destes últimos entre as categorias de avaliação - baseadas em resultado, processo, norma, critério e progresso escolar. Em outra, de cunho quantitativo, foram observados os dados referentes à proficiência (Saeb) e fluxo (Censo Escolar) no entorno do mesmo período. Estes dados foram observados através da comparação com os resultados escolares de outros estados do país. Junto aos dados de fluxo foi possível verificar uma pequena melhora no primeiro biênio do programa, mas que não se sustentou nos anos seguintes. Na proficiência em Língua Portuguesa o estado obteve um desempenho melhor em relação a outros estados. De maneira geral constatou-se um impacto do programa sobre os resultados escolares como um todo que, embora menos expressivo em alguns indicadores, tornou mais estáveis os resultados escolares do estado do RJ.

Resumo
[en] The following study aimed at relating the program of school evaluation and accountability - Nova Escola- to the current evaluation of public high school in Rio de Janeiro state. Our principal objective was to verify to which extent the program can be related to the evolution of the school results from 2000 to 2005. From a qualitative perpective, the Nova Escola was analysed under the light of a documented research, which has as principal objective the documentation on the program itself. It was attempted to understand the nature of the process of accountability, the evaluation tools used along the years, as well as the oscillations they have between the categories of evaluation - based in result, process, norm, criterion, and school progress. In another perspective, quantitative-oriented, it was observed the data concerning proficiency (Saeb) and flow (Censo Escolar) correspond ing the same period. This data was observed by means of a comparison with school results from other states Brazil. Close to the flow data were possible to verify a small improvement in the first biennium of the program, but that was not sustained the following years. In the proficiency and, Portuguese Language the state obtained a better acting in relation to other states. In a general way an impact of the program was verified on the school results as a whole that, although less significant in some indicators, it turned stabled the results scholars of the state of RJ.

Orientador(es)
FRANCISCO CRESO JUNQUEIRA FRANCO JUNIOR

Banca
ALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINO

Banca
FRANCISCO CRESO JUNQUEIRA FRANCO JUNIOR

Banca
MARCIO DA COSTA

Catalogação
2007-08-24

Apresentação
2007-04-10

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10418@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10418@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10418


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF