Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] OPÇÕES REAIS E TEORIA DE JOGOS COMO BASE DE DECISÕES ESTRATÉGICAS EM EMPRESAS DO SETOR DE TELECOMUNICAÇÕES NO BRASIL

Título
[en] USING REAL OPTIONS AND GAME THEORY FOR STRATEGIC DECISIONS IN THE BRAZILIAN TELECOMMUNICATION MARKET

Autor
[pt] RODRIGO BRITES MARTINS TEIXEIRA

Vocabulário
[pt] OPCAO REAL

Vocabulário
[pt] ARVORE TRINOMIAL

Vocabulário
[pt] TEORIA DOS JOGOS

Vocabulário
[pt] TELECOMUNICACAO

Vocabulário
[en] REAL OPTION

Vocabulário
[en] TRINOMIAL TREE

Vocabulário
[en] GAME THEORY

Vocabulário
[en] TELECOMUNICATION

Resumo
[pt] As decisões estratégicas das empresas são afetadas pelas oportunidades de investimento e as ações das suas concorrentes. Imai e Watanabe propõem um modelo de opções reais para determinar a decisão de investimento ótima de uma empresa, considerando um jogo de múltiplos estágios com duas firmas sob um processo trinomial multiperíodo em um modelo discreto. Utilizamos o modelo de Imai e Watanabe para determinar o momento estratégico ótimo para investimento em uma nova tecnologia em função da variação do custo de investimento e da demanda inicial, considerando duas empresas concorrentes no mercado brasileiro de telecomunicações, onde uma empresa é líder (L) e a outra é seguidora (S). Considerando que ambas empresas já atuam no mercado e pretendem investir em uma nova tecnologia que permitirá a expansão dos seus negócios, determinamos a curva de gatilho do custo do investimento e da demanda inicial dos serviços que delimitam a estratégia de investimento ótima da empresa líder.

Resumo
[en] Corporate strategic decisions are affected by investment opportunities and actions of rival firms. Imai and Watanabe suggest a real option and game theory model to determine optimal investment decision considering a two firms multistage game following a multiperiod trinomial process in a discret model. Imai & Watanabe model is used to define this optimal time to invest in a new tecnology as a function of the cost of investment and initial demand. We consider two competing firms in the Brazilian telecommunication market where one firm is leader (L) and the other is the follower (S). We assume both firms are already active in this market and intend to invest in a new technology that will allow them to expand their business. We define a trigger curve of cost of investment and initial demand of the services that define optimal investment strategy for the leading firm.

Orientador(es)
LUIZ EDUARDO TEIXEIRA BRANDAO

Banca
LUIZ EDUARDO TEIXEIRA BRANDAO

Banca
MARCELO CABUS KLOTZLE

Banca
KATIA ROCHA

Catalogação
2007-07-18

Apresentação
2007-03-29

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
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Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10154@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10154@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10154


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