$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: APRENDIZADO DE MÁQUINA PARA O PROBLEMA DE SENTIMENT CLASSIFICATION
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): PEDRO OGURI

Colaborador(es):  RUY LUIZ MILIDIU - Orientador
Número do Conteúdo: 9947
Catalogação:  18/05/2007 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9947@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9947@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9947

Resumo:
Sentiment Analysis é um problema de categorização de texto no qual deseja-se identificar opiniões favoráveis e desfavoráveis com relação a um tópico. Um exemplo destes tópicos de interesse são organizações e seus produtos. Neste problema, documentos são classificados pelo sentimento, conotação, atitudes e opiniões ao invés de se restringir aos fatos descritos neste. O principal desafio em Sentiment Classification é identificar como sentimentos são expressados em textos e se tais sentimentos indicam uma opinião positiva (favorável) ou negativa (desfavorável) com relação a um tópico. Devido ao crescente volume de dados disponível na Web, onde todos tendem a ser geradores de conteúdo e expressarem opiniões sobre os mais variados assuntos, técnicas de Aprendizado de Máquina vem se tornando cada vez mais atraentes. Nesta dissertação investigamos métodos de Aprendizado de Máquina para Sentiment Analysis. Apresentamos alguns modelos de representação de documentos como saco de palavras e N-grama. Testamos os classificadores SVM (Máquina de Vetores Suporte) e Naive Bayes com diferentes modelos de representação textual e comparamos seus desempenhos.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CAPÍTULO 7  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICES  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui