$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: AMILCAR DE CASTRO AND THE NEOCONCRETE PAGE
Autor: ANA DE GUSMAO MANNARINO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  CECILIA COTRIM MARTINS DE MELLO - ADVISOR
Nº do Conteudo: 9864
Catalogação:  07/05/2007 Idioma(s):  PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo:  TEXT Subtipo:  THESIS
Natureza:  SCHOLARLY PUBLICATION
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9864@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9864@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9864

Resumo:
Amilcar de Castro and the Neoconcrete Page deals with the sculptor's graphic design project for the news daily Jornal do Brasil, and especially for the Suplemento Dominical do Jornal do Brasil (the paper's Sunday supplement) during the late 1950s. Above all else, the supplement's layout reflected visual experimentation beyond any mere concern with functionality or the idealized tranformtion of everyday life by art. Insofar as it touches upon the indissociation between intelligibility and sensibility, it contains a number of commonalities with neoconcretist thought and the phenomenology of Merleau- Ponty. During the period in question, the supplement's graphic design project changed continuously, blending concepts and execution within its ongoing creative process. The visuality of the graphic sign was intensely explored in its pages, strengthening the newsaper's relationship with the concretist and neconcretist poetry published by the supplement. Similarly, many of the problems explored by Amilcar de Castro in his sculptures and drawings were also dealt with by the artist in the newspaper's layout as one of the mediums according to which he forged his poetics. To this end, we shall highlight associations between thought and production as results of the sensitivity of the gaze; the artist's minimalist use of elements that focus on inter-relationship; and the experimental use of space and time as indissociable dimensions experienced and based on motion and operationality.

Descrição Arquivo
COVER, ACKNOWLEDGEMENTS, RESUMO, ABSTRACT, SUMMARY AND LISTS  PDF
CHAPTER 1  PDF
CHAPTER 2  PDF
CHAPTER 3  PDF
CHAPTER 4  PDF
CHAPTER 5  PDF
REFERENCES AND ANNEX  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui