INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: O SISTEMA FAMILIAR E SUA REPERCUSSÃO NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS GERENCIAIS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): MARCELO POMERANIEC CARPILOVSKY

Colaborador(es):  TEREZINHA FERES CARNEIRO - Orientador
Número do Conteúdo: 9678
Catalogação:  16/03/2007 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9678@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9678@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9678

Resumo:
O cenário atual das organizações tem demandado gestores capazes de atuar em um ambiente marcado por rápidas mudanças, relações de interdependência e diversidade da força de trabalho. Porém, o desenvolvimento das chamadas competências gerenciais não é um processo simples, pois envolve não apenas a compreensão das melhores práticas de gestão, mas também a capacidade para agir de modo diferente. Nesta pesquisa, buscamos uma maior compreensão do sujeito, em sua atuação organizacional, por meio de um olhar interdisciplinar, utilizando o referencial da teoria familiar sistêmica. Pretendemos avaliar como se expressam as experiências vividas na família de origem, na prática profissional dos gerentes. Para tal, realizamos 30 entrevistas, com gerentes de diferentes empresas. Os dados foram tratados utilizando-se análise de conteúdo. Verificamos que a família representa relevante força no desenvolvimento e na manutenção de características que compõem as competências de liderança, de motivação, de comunicação, de negociação e solução de conflitos, de tomada de decisão, de criatividade e de trabalho em equipe. Constatamos, também, que tais características podem se dar tendo em vista a origem étnica ou socioeconômica da família, a transmissão de posturas vindas de outros membros da família, os padrões familiares, os eventos críticos, as expectativas sobre o sujeito e os papéis por ele desempenhados, e as falas significativas de membros da família. Não ocorre, porém, uma simples relação de causa e efeito, tendo em vista que a família traz referências que podem ou não serem seguidas em seus múltiplos aspectos. Por fim, sugerimos que o conceito de autoconhecimento na literatura gerencial deva ser ampliado, para incorporar o conhecimento da dinâmica vivida na família de origem, pois esse parece ser um passo importante no processo de diferenciação do sujeito, refletindo-se na sua capacidade de escolher e adotar novos comportamentos.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICES  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui