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Coleção Digital
Título: TRAJETÓRIAS DE VIDA DE PROFESSORES FORMADORES: A CONSTITUIÇÃO DE HABITUS PROFISSIONAIS Autor: MARIA DAS GRACAS DE ARRUDA NASCIMENTO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ISABEL ALICE OSWALD MONTEIRO LELIS - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 9656
Catalogação: 14/03/2007 Liberação: 14/03/2007 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9656@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9656@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9656
Resumo:
Título: TRAJETÓRIAS DE VIDA DE PROFESSORES FORMADORES: A CONSTITUIÇÃO DE HABITUS PROFISSIONAIS Autor: MARIA DAS GRACAS DE ARRUDA NASCIMENTO
Nº do Conteudo: 9656
Catalogação: 14/03/2007 Liberação: 14/03/2007 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9656@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9656@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9656
Resumo:
Analisar as trajetórias de formadores de professores para
as séries iniciais do ensino fundamental, que atuam no
curso de Pedagogia em Universidades do Rio de Janeiro,
constitui o objetivo dessa pesquisa. Através de relatos
orais, foram trabalhadas as histórias de vinte professores
formadores, tendo como interlocutor privilegiado, Pierre
Bourdieu. A análise desses relatos teve como finalidade
compreender como se deu nesses formadores a construção das
disposições para a docência e para a atuação na formação
de professores das séries iniciais em cursos de Pedagogia.
Partindo da questão central sobre como cada um dos
entrevistados se tornou professor, o roteiro das
entrevistas abordou aspectos relacionados à socialização
familiar, à trajetória escolar, à escolha da profissão e à
trajetória profissional desses professores, com o objetivo
de buscar vestígios dos processos de socialização nas
disposições que orientam suas atuações como formadores.
Com relação à questão central, o que apareceu foi a
diversidade de trajetórias e das razões que os levaram a
optar pela profissão e pela formação de professores para
as séries iniciais. Destaca-se aí a multiplicidade de
fatores que se interpenetraram favorecendo uma opção ora
interpretada como vocação, ora como uma escolha do
necessário ou como uma opção feita em função das
oportunidades concretas que foram se colocando. Quanto aos
vestígios dos processos de socialização pré-profissionais,
emergiram a força dos investimentos de suas famílias na
escolarização e das imagens modelares, sobretudo para a
escolha profissional, confirmando-se a perspectiva de que
as estruturas de um habitus anterior comandam o processo
de estruturação de novos habitus a serem produzidos por
novas agências socializadoras. No que se refere à
socialização profissional evidenciou-se a importância das
entradas na profissão e das primeiras experiências
profissionais para a construção de suas identidades
profissionais e das representações sobre o Curso de
Pedagogia, sobre a formação de professores e sobre o campo
em que exercem sua profissão. O que apareceu foi um grupo
profissional marcado por diferenças relativas aos volumes
de capital econômico, cultural e social, à formação
recebida, às disposições em relação aos estudantes, às
identidades profissionais, às estratégias acionadas para
movimentarem-se no campo em que atuam. Afastando-se ou
recuperando histórias vividas ao longo de suas
trajetórias, esses professores constroem suas próprias
práticas pelas quais reagem às condições sociais nas quais
estão inseridos.