$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: TRAJETÓRIAS DE VIDA DE PROFESSORES FORMADORES: A CONSTITUIÇÃO DE HABITUS PROFISSIONAIS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): MARIA DAS GRACAS DE ARRUDA NASCIMENTO

Colaborador(es):  ISABEL ALICE OSWALD MONTEIRO LELIS - Orientador
Número do Conteúdo: 9656
Catalogação:  14/03/2007 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9656@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9656@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9656

Resumo:
Analisar as trajetórias de formadores de professores para as séries iniciais do ensino fundamental, que atuam no curso de Pedagogia em Universidades do Rio de Janeiro, constitui o objetivo dessa pesquisa. Através de relatos orais, foram trabalhadas as histórias de vinte professores formadores, tendo como interlocutor privilegiado, Pierre Bourdieu. A análise desses relatos teve como finalidade compreender como se deu nesses formadores a construção das disposições para a docência e para a atuação na formação de professores das séries iniciais em cursos de Pedagogia. Partindo da questão central sobre como cada um dos entrevistados se tornou professor, o roteiro das entrevistas abordou aspectos relacionados à socialização familiar, à trajetória escolar, à escolha da profissão e à trajetória profissional desses professores, com o objetivo de buscar vestígios dos processos de socialização nas disposições que orientam suas atuações como formadores. Com relação à questão central, o que apareceu foi a diversidade de trajetórias e das razões que os levaram a optar pela profissão e pela formação de professores para as séries iniciais. Destaca-se aí a multiplicidade de fatores que se interpenetraram favorecendo uma opção ora interpretada como vocação, ora como uma escolha do necessário ou como uma opção feita em função das oportunidades concretas que foram se colocando. Quanto aos vestígios dos processos de socialização pré-profissionais, emergiram a força dos investimentos de suas famílias na escolarização e das imagens modelares, sobretudo para a escolha profissional, confirmando-se a perspectiva de que as estruturas de um habitus anterior comandam o processo de estruturação de novos habitus a serem produzidos por novas agências socializadoras. No que se refere à socialização profissional evidenciou-se a importância das entradas na profissão e das primeiras experiências profissionais para a construção de suas identidades profissionais e das representações sobre o Curso de Pedagogia, sobre a formação de professores e sobre o campo em que exercem sua profissão. O que apareceu foi um grupo profissional marcado por diferenças relativas aos volumes de capital econômico, cultural e social, à formação recebida, às disposições em relação aos estudantes, às identidades profissionais, às estratégias acionadas para movimentarem-se no campo em que atuam. Afastando-se ou recuperando histórias vividas ao longo de suas trajetórias, esses professores constroem suas próprias práticas pelas quais reagem às condições sociais nas quais estão inseridos.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui