XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: WHO ARE THESE KIDS? PORTRAITS OF CHILDHOOD BASED ON CHILDREN S WRITINGS Autor: ANA CLAUDIA MARTINEZ PINHEIRO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARIA APPARECIDA CAMPOS MAMEDE NEVES - ADVISOR
Nº do Conteudo: 9653
Catalogação: 14/03/2007 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9653@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9653@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9653
Resumo:
Título: WHO ARE THESE KIDS? PORTRAITS OF CHILDHOOD BASED ON CHILDREN S WRITINGS Autor: ANA CLAUDIA MARTINEZ PINHEIRO
Nº do Conteudo: 9653
Catalogação: 14/03/2007 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9653@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9653@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9653
Resumo:
This paper provides an analysis of texts produced by
children between 9 and 11 years of age, throughout one
school year, as a free writing activity. Starting from the
most frequent subjects and the way they are approached by
the children, the text provides a contextual profile of
this group of students attending 5th grade of a private
school in an affluent area of Rio de Janeiro, and
investigates their relationship with the task proposed, as
well as the corresponding implications with teachers day-
to-day practice.
The investigations are based mainly on the theoretical
contributions of Erik Erikson for clarification of
emotional aspects of child development, and of Sara Pain
for insights into the relationship between this and
cognitive dimensions.
As to the methodology used, it is an empirical study based
on the analysis of the texts provided by the authors,
complemented by data collected in the form of
questionnaires answered by the writers themselves and by
their parents, as well as descriptions provided by their
teacher throughout the development of the activity.
The author concludes with descriptions of the most
remarkable traces of this group of children and
reflections on the need to consistently address both
experience and theoretical knowledge when it comes to
educational practice.
Descrição | Arquivo |
COVER, ACKNOWLEDGEMENTS, RESUMO, ABSTRACT AND SUMMARY | |
CHAPTER 1 | |
CHAPTER 2 | |
CHAPTER 3 | |
CHAPTER 4 | |
CHAPTER 5 | |
CHAPTER 6 | |
REFERENCES AND ANNEX |