$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: WHO ARE THESE KIDS? PORTRAITS OF CHILDHOOD BASED ON CHILDREN S WRITINGS
Autor: ANA CLAUDIA MARTINEZ PINHEIRO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARIA APPARECIDA CAMPOS MAMEDE NEVES - ADVISOR
Nº do Conteudo: 9653
Catalogação:  14/03/2007 Idioma(s):  PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo:  TEXT Subtipo:  THESIS
Natureza:  SCHOLARLY PUBLICATION
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9653@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9653@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9653

Resumo:
This paper provides an analysis of texts produced by children between 9 and 11 years of age, throughout one school year, as a free writing activity. Starting from the most frequent subjects and the way they are approached by the children, the text provides a contextual profile of this group of students attending 5th grade of a private school in an affluent area of Rio de Janeiro, and investigates their relationship with the task proposed, as well as the corresponding implications with teachers day- to-day practice. The investigations are based mainly on the theoretical contributions of Erik Erikson for clarification of emotional aspects of child development, and of Sara Pain for insights into the relationship between this and cognitive dimensions. As to the methodology used, it is an empirical study based on the analysis of the texts provided by the authors, complemented by data collected in the form of questionnaires answered by the writers themselves and by their parents, as well as descriptions provided by their teacher throughout the development of the activity. The author concludes with descriptions of the most remarkable traces of this group of children and reflections on the need to consistently address both experience and theoretical knowledge when it comes to educational practice.

Descrição Arquivo
COVER, ACKNOWLEDGEMENTS, RESUMO, ABSTRACT AND SUMMARY  PDF
CHAPTER 1  PDF
CHAPTER 2  PDF
CHAPTER 3  PDF
CHAPTER 4  PDF
CHAPTER 5  PDF
CHAPTER 6  PDF
REFERENCES AND ANNEX  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui