INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: ALIANÇAS ESTRATÉGICAS ENTRE PEQUENAS EMPRESAS DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA: O CASO DAS EMPRESAS GAVEA SENSORS E FIBERSENSING
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): EDUARDO ANTONIO AUGUSTO DA COSTA

Colaborador(es):  MARIA ANGELA CAMPELO DE MELO - Orientador
ANTONIO JOSE JUNQUEIRA BOTELHO - Coorientador
Número do Conteúdo: 9627
Catalogação:  12/03/2007 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9627@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9627@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9627

Resumo:
No contexto da nova economia, um grupo particular de empresas vem se destacando - as Pequenas Empresas de Inovação Tecnológica. Essas empresas surgem em torno de novas idéias de produtos e serviços com base em conhecimentos específicos sobre uma determinada tecnologia e introduzem inovações tecnológicas na estrutura industrial, contribuindo para o crescimento econômico e a geração de novos postos de trabalho, em especial os de mão-deobra altamente qualificada. Recentemente, uma tendência emergente de formação de alianças estratégicas entre essas empresas tem configurado um novo comportamento estratégico. Entretanto, a literatura contemporânea sobre alianças estratégicas tem sido parcimoniosa na sua abordagem desse tema. O objetivo principal desta dissertação é verificar a suposição de que a principal vantagem competitiva que tais alianças estratégicas proporcionam a essas empresas é a redução da incerteza tecnológica e de mercado. Visa-se também contribuir para a literatura emergente sobre esse novo comportamento estratégico. Pretende-se ainda entender como diferentes tipos de financiamento podem impactar na forma dessas alianças e, por fim, adaptar um modelo conceitual de análise, derivado da Visão da Firma Baseada em Recursos, que auxilie a análise dessas alianças. O desenvolvimento do trabalho está baseado no estudo de caso da aliança estratégica formada entre a Gavea Sensors e a FiberSensing, duas pequenas empresas de mesma base tecnológica, uma situada no Brasil e outra em Portugal. Os resultados obtidos confirmaram a suposição e demonstraram que diferentes tipos de financiamento impactam na forma dessas alianças estratégicas. Por fim, são indicadas propostas de estudos futuros e de políticas públicas.

Descrição Arquivo
CAPA, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui