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Coleção Digital
Título: GESTÃO PEDAGÓGICA E DOCÊNCIA: O TRABALHO DO PROFESSOR COMO EXPERIÊNCIA SOCIAL Autor: ARTUR GUILHERME C DA MOTTA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ISABEL ALICE OSWALD MONTEIRO LELIS - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 9571
Catalogação: 01/03/2007 Liberação: 01/03/2007 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9571@1
Referência [fr]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9571@3
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9571
Resumo:
Título: GESTÃO PEDAGÓGICA E DOCÊNCIA: O TRABALHO DO PROFESSOR COMO EXPERIÊNCIA SOCIAL Autor: ARTUR GUILHERME C DA MOTTA
Nº do Conteudo: 9571
Catalogação: 01/03/2007 Liberação: 01/03/2007 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9571@1
Referência [fr]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9571@3
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9571
Resumo:
A instituição escolar constitui-se, para alunos e professores, em espaço de grandes potencialidades na construção de narrativas de vida, a partir da vivência de experiências significativas. Este trabalho focou as
práticas docentes de 5ª a 8ª série de uma escola particular da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, buscando
identificar e analisar, em particular, os mecanismos e estruturas de gestão que favorecem, de algum modo, a vivência de tais experiências e, portanto, a construção de narrativas. A escolha deste segmento baseou-se no fato de que seus professores, por não terem dedicação exclusiva a uma escola específica,
costumam ser apontados como aqueles com quem as equipes gestoras têm mais dificuldades para trabalhar. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, com observações, análise documental e entrevistas. Os dados relativos à gestão foram analisados com base na estratégia descritiva de Vitor
Henrique Paro, nas teorias clássicas de Administração citadas por Idalberto Chiavenato e na Psicossociologia do Trabalho de Carmen Cardoso e Francisco Cunha. As vivências e a narrativa dos professores foram estudadas a partir dos conceitos da Sociologia da Experiência de François Dubet e dos estudos sobre o trabalho docente, desenvolvidos por Maurice Tardiff e por Andy Hargreaves. As características que marcam como experiência social, as práticas docentes da Escola em questão, são
aquelas que ajudam a constituir sua identidade institucional: da parte dos alunos, formação de hábitos e atitudes e aprendizagem significativa e, da parte dos professores, a postura investigadora, aliada à abertura à formação permanente entre pares. A análise apontou, ainda, a ausência de alguns elementos no campo da política e da memória histórica. Quanto às práticas gestoras, ficaram evidentes as habilidades técnicas, relacionais e conceituais nas quais se apóia o trabalho da equipe e que lhe permitem
estabelecer estratégias e mecanismos de gestão. A análise dessas práticas e dos discursos a respeito dela,
por outro lado, abre novas possibilidades de pesquisa, diante das relações com o tempo: enquanto este se
revela um fator determinante para a vivência das práticas docentes como experiências significativas positivas por parte dos professores, ao mesmo tempo, é um fator problemático para a equipe gestora, que parece precisar de mais tempo do que aquele de que dispõe, para o desenvolvimento de todas as suas atividades.