$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: GESTÃO PEDAGÓGICA E DOCÊNCIA: O TRABALHO DO PROFESSOR COMO EXPERIÊNCIA SOCIAL
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ARTUR GUILHERME C DA MOTTA

Colaborador(es):  ISABEL ALICE OSWALD MONTEIRO LELIS - Orientador
Número do Conteúdo: 9571
Catalogação:  01/03/2007 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9571@1
Referência [fr]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9571@3
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9571

Resumo:
A instituição escolar constitui-se, para alunos e professores, em espaço de grandes potencialidades na construção de narrativas de vida, a partir da vivência de experiências significativas. Este trabalho focou as práticas docentes de 5ª a 8ª série de uma escola particular da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, buscando identificar e analisar, em particular, os mecanismos e estruturas de gestão que favorecem, de algum modo, a vivência de tais experiências e, portanto, a construção de narrativas. A escolha deste segmento baseou-se no fato de que seus professores, por não terem dedicação exclusiva a uma escola específica, costumam ser apontados como aqueles com quem as equipes gestoras têm mais dificuldades para trabalhar. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, com observações, análise documental e entrevistas. Os dados relativos à gestão foram analisados com base na estratégia descritiva de Vitor Henrique Paro, nas teorias clássicas de Administração citadas por Idalberto Chiavenato e na Psicossociologia do Trabalho de Carmen Cardoso e Francisco Cunha. As vivências e a narrativa dos professores foram estudadas a partir dos conceitos da Sociologia da Experiência de François Dubet e dos estudos sobre o trabalho docente, desenvolvidos por Maurice Tardiff e por Andy Hargreaves. As características que marcam como experiência social, as práticas docentes da Escola em questão, são aquelas que ajudam a constituir sua identidade institucional: da parte dos alunos, formação de hábitos e atitudes e aprendizagem significativa e, da parte dos professores, a postura investigadora, aliada à abertura à formação permanente entre pares. A análise apontou, ainda, a ausência de alguns elementos no campo da política e da memória histórica. Quanto às práticas gestoras, ficaram evidentes as habilidades técnicas, relacionais e conceituais nas quais se apóia o trabalho da equipe e que lhe permitem estabelecer estratégias e mecanismos de gestão. A análise dessas práticas e dos discursos a respeito dela, por outro lado, abre novas possibilidades de pesquisa, diante das relações com o tempo: enquanto este se revela um fator determinante para a vivência das práticas docentes como experiências significativas positivas por parte dos professores, ao mesmo tempo, é um fator problemático para a equipe gestora, que parece precisar de mais tempo do que aquele de que dispõe, para o desenvolvimento de todas as suas atividades.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, RÉSUMÉ, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CAPÍTULO 7  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui