INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: DESVENDANDO A ÁREA DE TRABALHO E EDUCAÇÃO: ESTUDO SOBRE A PRODUÇÃO E OS PRODUTORES DO GT TRABALHO E EDUCAÇÃO DA ANPED
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ALEXANDRE MAIA DO BOMFIM

Colaborador(es):  ALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINO - Orientador
Número do Conteúdo: 9568
Catalogação:  01/03/2007 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9568@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9568@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9568

Resumo:
Este estudo analisa a área de Trabalho e Educação, de modo a contribuir para a sua avaliação. Mais especificamente, a tese aborda a produção de pesquisa e os produtores do Grupo de Trabalho - Trabalho e Educação, o GTTE da Anped, durante o período 1996-2004, com o duplo objetivo de analisar a produção deste Grupo de Trabalho e de caracterizar quais são e como se dão as relações entre os o agentes responsáveis por essa produção. Para tal, foram analisados 132 trabalhos (incluindo alguns pôsteres), os resumos dos trabalhos encomendados, além das ementas dos mini-cursos disponibilizados nos CD-ROM e nos Cadernos das Reuniões Anuais da Anped. A análise inclui, também, documentos que realizam balanços da produção da área e a Plataforma Lattes do CNPq, consultada para obter informações sobre os seus autores Além disso, foram realizadas entrevistas com parte desses autores e com ex- coordenadores do GTTE. A tese é construída em torno da problematização da tradição analítico-metodológica que caracterizaria o GT e que influencia suas escolhas e preferências. O estudo permite constatar que a identidade do grupo ligada à perspectiva marxista constituiu uma pauta nos anos 80 que não conseguiu ainda ser cumprida. Constata, também, que a década de 90 trouxe novos desafios para o GTTE e que a manutenção da perspectiva teórica hegemônica do grupo o colocou diante da difícil escolha entre mais ortodoxia ou mais heterodoxia. A pesquisa mostra que os maiores desafios do GT estão no diálogo com a Escola Básica, na reflexão sobre as políticas públicas, nos estudos de setores não- industriais, nos estudos históricos, nas análises macro ou panorâmicas e na reflexão sobre experiências alternativas e contra-hegemônicas.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui