$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: A RELAÇÃO ENTRE IDENTIDADE ORGANIZACIONAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL CORPORATIVA: O CASO DA CENTRAIS ELÉTRICAS BRASILEIRAS S.A. - ELETROBRÁS
Autor: ALEXANDRE WEISHAUPT THEME
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JOSE ROBERTO GOMES DA SILVA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 9542
Catalogação:  16/02/2007 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9542@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9542@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9542

Resumo:
As empresas sofrem atualmente uma constante cobrança, por parte dos atores presentes nos seus cenários estratégicos, para a adoção de iniciativas pertinentes à responsabilidade socioambiental. Isso significa uma mudança na essência (e não na forma) das suas identidades enquanto organização que ainda não está completamente esclarecida. Portanto, a investigação da inter-relação entre identidade organizacional e responsabilidade socioambiental corporativa, apesar de recente, merece especial destaque para a Administração contemporânea, estando presente em pesquisas estrangeiras. A oportunidade singular de utilizar a Centrais Elétricas Brasileiras S.A. - Eletrobrás como objeto de estudo e análise empírica a respeito desta inter-relação demonstra o grau de importância e de responsabilidade desta Dissertação. Apoiada numa sólida e concisa revisão da literatura, em livros e periódicos acadêmicos nacionais e internacionais, a respeito dos conceitos de identidade organizacional (MACHADO, 2003) e responsabilidade socioambiental corporativa (ASHLEY, 2005), realiza-se uma pesquisa qualitativa (GIL, 1987; MARTINS, 1994) com a utilização de dados documentais e percepções obtidas por meio de entrevistas com empregados da Eletrobrás, resultando num estudo de caso simples (GIL, 2002). Os resultados confirmam empiricamente a existência de interrelação e influência mútua entre o processo de construção da identidade organizacional e a gestão de iniciativas pertinentes à responsabilidade social e ambiental corporativa. A Eletrobrás pretende romper uma estrutura organizacional praticamente inalterada durante quatro décadas pela redefinição da sua razão de ser, aproximando a sua identidade de holding estatal do setor elétrico para um cenário estratégico mais competitivo e imprevisível. Nesse processo de reconstrução identitária evidencia-se que a responsabilidade socioambiental assume uma posição protagonista no novo papel a ser adotado pela empresa, o que significará uma diferente forma de pensar e interagir com todos os atores intra e extraorganizacionais, baseando suas atitudes e procedimentos em cidadania, responsabilidade, respeito mútuo e ética. O papel aparentemente contraditório entre os objetivos pessoais do corpo funcional e os seus próprios objetivos organizacionais, coloca-se como o principal desafio a ser superado nesse processo de resgate identitário. Acredita-se que a Eletrobrás poderá reconstruir a sua identidade organizacional de modo a aceitar os novos paradigmas oferecidos pela responsabilidade socioambiental e resgatar a parceria com o seu corpo funcional.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
BIBLIOGRAFIA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui