INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: UM MODELO E UM FRAMEWORK DE IMPLEMENTAÇÃO PARA O PROCESSAMENTO DE CONJUNTOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): LEONARDO MENDES BELMONTE

Colaborador(es):  DANIEL SCHWABE - Orientador
Número do Conteúdo: 9534
Catalogação:  15/02/2007 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9534@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9534@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9534

Resumo:
Essa dissertação propõe um modelo de processamento da informação baseado em conjuntos, que pode ser visto como uma generalização do modelo de grafos clássico para hipertextos. Este modelo pressupõe um modelo semântico de um domínio de aplicação, e a partir deste são definidos conjuntos de objetos. Tarefas de processamento da informação que os usuários devem executar, com apoio da aplicação, são descritas como composições funcionais de operações realizadas sobre os itens de informação e sobre os conjuntos definidos. Este tipo de modelo permite a construção de aplicações com interfaces de manipulação direta sobre os itens e conjuntos, e inclui, entre outras, as interfaces de navegação facetada, atualmente, encontradas na Web. Neste tipo de interface, o usuário constrói a composição funcional que representa a computação desejada de forma incremental, através da manipulação direta de elementos na interface. Esta dissertação especifica este modelo, e apresenta uma implementação no ambiente .Net. Além da definição dos itens e conjuntos, é também gerada uma Linguagem Específica de Domínio (Domain Specific Language, DSL) que permite a expressão direta das operações sobre itens e conjuntos. O modelo proposto, e sua implementação, é integrado a um framework para geração de interfaces para manipulação direta de conjuntos, objeto de outra dissertação. É apresentado um estudo de caso, utilizando o modelo, a sua implementação e a integração com a interface, ilustrando como a abordagem facilita diversos tipos de tarefas comumente realizadas por usuários de aplicações Web.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICES  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui