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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: O USO DAS PREPOSIÇÕES LOCAIS NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO FORMAL DA LÍNGUA ALEMÃ COMO SEGUNDA LÍNGUA Autor: TANIA CRISTINA SOEIRO SIMOES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
JURGEN WALTER BERND HEYE - ORIENTADOR
MONICA MARIA GUIMARAES SAVEDRA - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 9471
Catalogação: 16/01/2007 Liberação: 16/01/2007 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9471&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9471&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9471
Resumo:
Título: O USO DAS PREPOSIÇÕES LOCAIS NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO FORMAL DA LÍNGUA ALEMÃ COMO SEGUNDA LÍNGUA Autor: TANIA CRISTINA SOEIRO SIMOES
MONICA MARIA GUIMARAES SAVEDRA - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 9471
Catalogação: 16/01/2007 Liberação: 16/01/2007 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9471&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9471&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9471
Resumo:
Este trabalho objetivou investigar o uso das preposições
locais por falantes
nativos de língua portuguesa (LP) no processo de aquisição
formal da língua
alemã (AFLA) como segunda língua (L2). Para a sua
realização, procedeu-se à
seleção e análise de gramáticas de língua alemã (LA) e de
LP, bem como de livros
didáticos utilizados no processo de ensino-aprendizagem de
LA. Além do referido
material bibliográfico, esta pesquisa também contou com um
corpus de dados em
língua escrita, constituído a partir da elaboração de
exercícios relacionados ao uso
das preposições locais em alemão, os quais foram aplicados
a alunos da 6ª série do
ensino fundamental. Nesse sentido, o presente trabalho
estruturou-se da seguinte
forma: na introdução, delimita-se o tema e explica-se a
motivação para este
estudo; o capítulo 2 traz algumas teorias relacionadas ao
fenômeno do
bilingüismo; no capítulo 3, há uma investigação a respeito
da forma como a
categoria das preposições é abordada nas gramáticas
selecionadas; o capítulo 4
detalha, entre os procedimentos adotados, a metodologia, o
perfil dos informantes
e as condições de aquisição da LA; o capítulo 5 refere-se
aos materiais didáticos
utilizados pelos alunos participantes da amostra; no
capítulo 6, consta a análise
dos dados obtidos; e, finalmente, no capítulo 7, tem-se as
conclusões obtidas com
a realização deste estudo.