$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC|



Título: UTILIZAÇÃO DE REGISTRADORES DE PERTURBAÇÃO COMO LOCALIZADORES DE FALHAS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): PAULO CESAR LOPES LEITE

Colaborador(es):  EDUARDO JORGE PIRES PACHECO - Orientador
Número do Conteúdo: 9426
Catalogação:  29/12/2006 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9426@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9426@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9426

Resumo:
Até há bem pouco tempo atrás, os Registradores de Perturbação utilizados em subestações de energia elétrica eram baseados em circuitos analógicos sendo a plotagem realizada através de Oscilógrafos que se utilizavam de papel foto-sensível ou gráfico. Como saída, estes equipamentos forneciam uma plotagem das formas de onda das tensões e correntes da pré-falta e da falta mas, no entanto, devido à tecnologia utilizada, não era possível se obter nem precisão das grandezas monitoradas (tensão ou corrente) nem informações sobre harmônicos presentes no sistema. Devido ao desenvolvimento de sistemas de aquisição de dados baseados em microprocessadores, novos Registradores de Perturbação (RP) têm sido desenvolvidos tendo como características: maior precisão na aquisição das grandezas; integração de funções de registros e cálculos variados; transferência de dados adquiridos via sistema de comunicação para os centros de análise; armazenamento dos dados em memória de massa (fita ou disco) para posterior manipulação matemática por computadores; sistemas de autodiagnóstico e automonitoramento para falhas em hardware e software, etc. Este trabalho se propõe apresentar alguns programas de pós- processamento que se utilizam dos dados adquiridos pelos RP, permitindo de uma forma rápida e de baixo custo informações como: tipo de falta ocorrida, componentes simétricas de seqüência positiva, negativa e zero; componentes harmônicas, a partir da análise espectral das grandezas adquiridas; localização da falta em LT`s, com indicação da distância do ponto de falta. Vários programas de teste foram desenvolvidos, além da utilização do EMTP (Electromagnectic Transient Program) e uma unidade de aquisição ARTUS para a comprovação dos algoritmos propostos.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui