$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC|



Título: PROTOCOLOS DE ACESSO ALEATÓRIO COM NOTIFICAÇÃO: ESTUDO E ANÁLISE DE DESEMPENHO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): CARMEN ANTUNES GOMES

Colaborador(es):  RAIMUNDO SAMPAIO NETO - Orientador
JOSE PAULO DE ALMEIDA E ALBUQUERQUE - Orientador
Número do Conteúdo: 9396
Catalogação:  18/12/2006 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9396@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9396@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9396

Resumo:
Este trabalho propõe e analisa uma versão de um protocolo híbrido de acesso aleatório com notificação, desenvolvido para redes VSAT ( Very Small Aperture Terminal) onde se busca uma combinação do baixo tempo de resposta de protocolos do tipo RA-TDMA (Random Access-Time Division Multiple Access) . No protocolo aqui estudado as transmissões são feitas em uma primeira tentativa através de um esquema RA-TDMA e no caso de ocorrência de colisão, os pacotes envolvidos são retransmitidos através de um esquema DA-TDMA. As notificações de transmissões são feitas pelas estações VSAT, através de um canal de sinalização, onde é atribuído a cada uma delas um segmento de tempo, aqui referido como slot de tempo, de posição fixa dentro de cada quadro. O desempenho do protocolo é analisado utilizando a técnica de Análise no Ponto de Equilíbrio (EPA), sendo considerados como medida de desempenho os parâmetros retardo médio de mensagem, vazão e taxa de rejeição de pacotes. São consideradas mensagens de um pacote e mensagens de tamanho variável. Comparações com outros protocolos contendo buffer ou não, também analisados utilizando a técnica EPA, são realizadas. Resultados de simulação encontrados na literatura de dois outros protocolos são também apresentados.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui