$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: O CONFORTO DA BICICLETA DE ESTRADA EM COMPETIÇÕES DE LONGA DISTÂNCIA: UMA ABORDAGEM ERGONÔMICA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): RICARDO LINHARES

Colaborador(es):  CLAUDIA RENATA MONT ALVAO BASTOS RODRIGUES - Orientador
Número do Conteúdo: 9390
Catalogação:  15/12/2006 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9390@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9390@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9390

Resumo:
O ciclismo de estrada é um esporte que move milhões de pessoas em todo mundo, entre profissionais, amadores e entusiastas de final de semana. A literatura existente mostra que existem custos humanos relacionados à posição que os ciclistas adquirem enquanto pedalam. No Brasil existe muito pouca literatura sobre o assunto, e faz-se necessário aprofundar as pesquisas acadêmicas nesta área específica do ciclismo. A pesquisa parte do pressuposto que os atletas, na busca de melhores resultados, acabam deixando o conforto em segundo plano, o que acarreta em custos humanos que talvez pudessem ser evitados. A pesquisa foi conduzida durante provas de ciclismo de estrada, em diferentes estados do Brasil, onde inicialmente foi realizada uma observação assistemática das condições dos ciclistas durante uma prova. Em seguida foram aplicadas entrevistas com seis atletas. Estas entrevistas permitiram gerar um questionário que foi aplicado posteriormente com mais vinte ciclistas. Os resultados encontrados mostraram que existem custos humanos devido aos materiais empregados pelos ciclistas durante as provas, e que cerca de setenta por cento dos questionados sofre constantemente dores ao pedalar, principalmente na região lombar, nas costas, no pescoço e nas pernas. As informações levantadas servem de ponto de partida para pesquisas em áreas como Ergonomia, Design, Biomecânica e Medicina Esportiva.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CAPÍTULO 7  PDF
CAPÍTULO 8  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICES  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui