INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: A INFLUÊNCIA DO CORREIO ELETRÔNICO NA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): CLAUDIA MULLER DE ALMEIDA

Colaborador(es):  JOSE ROBERTO GOMES DA SILVA - Orientador
Número do Conteúdo: 9366
Catalogação:  07/12/2006 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9366@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9366@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9366

Resumo:
A chegada da tecnologia da informação (TI) à realidade das pessoas aumentou a capacidade e a qualidade dos recursos técnicos de distribuição de informação e conhecimento. O correio eletrônico agiliza processos, facilita a troca de informações, e proporciona uma economia de tempo e dinheiro. Mas qual é o efeito nas relações de trabalho? As tecnologias podem facilitar os trabalhos em conjunto? É necessário pensar a comunicação organizacional como a possibilidade de interlocução entre colaboradores, e como um mecanismo de gestão colaborativa. Este trabalho visa a identificar qual é o papel do correio eletrônico na comunicação organizacional, decifrando as suas principais características de uso. A pesquisa realizada foi do tipo exploratória, com base em entrevistas com 15 pessoas que atuam em diferentes áreas e níveis hierárquicos de grandes e pequenas empresas. Como resultado deste trabalho, destaca-se a percepção de que o e-mail tornou-se um componente tido como indispensável à dinâmica das organizações e que os indivíduos verificam uma relação de quase dependência deste instrumento. No geral, ele é percebido como sendo um meio de comunicação prático, rápido, direto, objetivo e eficaz. A percepção é a de que o e-mail agiliza e flexibiliza o processo de trabalho. Mas há situações em que a comunicação presencial é necessária e não deve ser substituída, assim como o telefone. Dentre os aspectos que afetam positivamente a comunicação, os entrevistados destacaram o clima organizacional e o relacionamento interpessoal. Dentre os aspectos que afetam negativamente, a estrutura hierárquica muito rígida, a dificuldade e/ou a falta de integração entre as áreas da empresa aparecem como sendo os principais na opinião dos entrevistados.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui