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Coleção Digital
Título: APRENDER PARA A VIDA OU PARA O VESTIBULAR?:O ALFABETISMO CIENTÍFICO E A CONSTRUÇÃO SOCIAL DE CONCEITOS BIOLÓGICOS ENTRE ESTUDANTES DE CURSOS PRÉ-VESTIBULARES COMUNITÁRIOS Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): MIRIAN DO AMARAL JONIS SILVA
Colaborador(es): JOSE CARMELLO BRAZ CARVALHO - Orientador
Número do Conteúdo: 9351
Catalogação: 06/12/2006 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9351@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9351@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9351
Resumo:
Título: APRENDER PARA A VIDA OU PARA O VESTIBULAR?:O ALFABETISMO CIENTÍFICO E A CONSTRUÇÃO SOCIAL DE CONCEITOS BIOLÓGICOS ENTRE ESTUDANTES DE CURSOS PRÉ-VESTIBULARES COMUNITÁRIOS Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): MIRIAN DO AMARAL JONIS SILVA
Colaborador(es): JOSE CARMELLO BRAZ CARVALHO - Orientador
Número do Conteúdo: 9351
Catalogação: 06/12/2006 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9351@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9351@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9351
Resumo:
O estudo focaliza a noção de alfabetismo científico, a
partir de uma abordagem multifocal, que procurou
englobar
aspectos culturais, políticos e sócio-lingüísticos.
Buscou-
se dimensionar em que medida o ensino de Biologia tem
contribuído para o desenvolvimento dos níveis de
alfabetismo científico e, consequentemente, para a
consolidação de uma percepção mais ampla, entre
estudantes
de nível médio, provenientes das camadas populares, de
questões de grande relevância social, como é o caso da
temática ambiental.
Para a verificação dos níveis de alfabetismo científico,
tomou-se como referência a análise da Matriz de
Competências do ENEM e da proficiência em Ciências dos
estudantes, a partir dos resultados de provas simuladas
do
ENEM, aplicadas aos 2783 alunos dos 97 Cursos Pré-
Vestibulares Comunitários (CPVC) parceiros da PUC-Rio.
Foram também realizadas entrevistas com professores de
Biologia desses cursos.
Os resultados apontam para a necessidade de uma revisão
crítica do ensino de Biologia nos CPVC, ainda pautado
numa
visão propedêutica de difícil desconstrução. Propõe-se a
busca de procedimentos técnico-pedagógicos que estimulem
a
criticidade e a participação político-social, visando à
superação de práticas sociais excludentes, contra as
quais
se mobilizam expressivas alternativas de ação afirmativa
e
de inclusão, tais como o movimento social dos CPVCs.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS |