$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: HISTÓRIAS MARCADAS NA PELE
Autor: CLARISSA MARIA DUBEUX LOPES BARROS
Instituição: UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO - UNICAP
Colaborador(es):  EDILENE FREIRE DE QUEIROZ - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 9311
Catalogação:  21/11/2006 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9311@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9311@2

Resumo:
A presente pesquisa em psicanálise parte da indagação sobre o que leva um jovem a se marcar intencionalmente na pele, através de tatuagens. Ao lado da inscrição cultural com suas produções de pertencimento, a pesquisa formulará uma sistematização teórica e investigativa sobre a realidade psíquica dos jovens que se tatuam. A concepção do corpo, seus significados através de alguns discursos científicos estará contemplado no estudo. No entanto, é a representação psíquica que será problematizada no âmbito da teoria psicanalítica. A escritura na pele será enfatizada também em relação à exclusividade do amor materno através de freqüentes casos de jovens que se tatuam com frases escritas na pele invocando o amor só de mãe. Cabe a indagação sobre a qualidade desta relação, tentando confrontar o caráter factual e mítico na relação do sujeito com a mãe. Através da escuta, a partir de depoimentos colhidos de forma livre, foram entrevistados 7 jovens, entre 16 e 18 anos, originados de classe social baixa e pertencentes a instituições não governamentais que desenvolvem programa de inclusão social, e governamentais destinadas a vigilância da proteção integral do jovem em conformidade com o Estatuto da Criança e do Adolescente. O mecanismo psíquico subjacente ao ato de marcar o corpo revela um importante caminho para compreensão do sujeito frente a questões indissociáveis da existência humana. Entre estar em situação de risco social e produzir riscos na pele, surge uma fronteira, borda, que faz circular os discursos atestando a condição de existência do desamparo e o apelo de uma proteção.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui