XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: BECOMING CLINICAL PSYCHOLOGIST Autor: VIRGINIA TELES CARNEIRO
Instituição: UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO - UNICAP
Colaborador(es):
MARCUS TULIO CALDAS - ADVISOR
Nº do Conteudo: 9307
Catalogação: 17/11/2006 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9307@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9307@2
Resumo:
Título: BECOMING CLINICAL PSYCHOLOGIST Autor: VIRGINIA TELES CARNEIRO
Nº do Conteudo: 9307
Catalogação: 17/11/2006 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9307@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9307@2
Resumo:
The present study discuss how non-graduated Psychology
trainees live deeply the experience of becoming clinical
psychologists, having as reference the interchange between
a practical knowledge, anchored in the personal experience,
and theoretical knowledge. The legitimation of this
research is to evidence the necessity of reformulation in
clinical psychologists formation, that go beyond the
suggest ones for the curricular reforms. In other words,
the contribution comes from showing the incongruence on the
formation of a professional that treats, but when
considering the formal and official institutes, is
neglected. Existential phenomenology is the methodological
reference for this research, using verbal reports as
resource. Two respected education institutions,
Universidade Federal da Paraíba / UFPB and Centro
Universitário de João Pessoa / UNIPÊ, both located in João
Pessoa - PB, were used as scenery. Eight trainees from
these institutions, which were already initiated in both
clinical psychological practice and supervision, act as
collaborators on this research. The field research occurs
in two different moments: first, a discussion group was
organized in each institution; second, individual
interviews were performed with the trainees trying to
authenticate what was revealed on group discussions. The
harvested testimony indicates pertinent aspects for
understanding the proposed objective: the evident split of
lived experience that comes from the graduation course
structure itself; the extension of supervision in clinical
formation; the importance of practice on formation context;
the urgent necessity of evaluating the psychologists´
formation.
Descrição | Arquivo |
COMPLETE |