As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: TORNANDO-SE PSICÓLOGO CLÍNICO Instituição: UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO - UNICAP Autor(es): VIRGINIA TELES CARNEIRO
Colaborador(es): MARCUS TULIO CALDAS - Orientador
Número do Conteúdo: 9307
Catalogação: 17/11/2006 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9307@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9307@2
Resumo:
Título: TORNANDO-SE PSICÓLOGO CLÍNICO Instituição: UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO - UNICAP Autor(es): VIRGINIA TELES CARNEIRO
Colaborador(es): MARCUS TULIO CALDAS - Orientador
Número do Conteúdo: 9307
Catalogação: 17/11/2006 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9307@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9307@2
Resumo:
O presente estudo versa sobre como estagiários do curso de
psicologia vivenciam a experiência de se tornarem
psicólogos clínicos, tendo como referência o trânsito entre
um modo de saber prático, ancorado na experiência pessoal,
e um modo de saber advindo de teorias. A legitimação desta
pesquisa está em tornar evidente a necessidade de
reformulações na formação do psicólogo clínico, que vão
além das sugeridas pelas reformas curriculares. Dito de
outro modo, a contribuição está em apontar para a
incongruência da formação de um profissional que cuida, mas
que, pelo instituído formal e oficial, é descuidado. A
pesquisa tem como referência metodológica a fenomenologia
existencial, utilizando como recurso a metodologia de
relatos orais. Como contexto, optou-se por duas
instituições de ensino superior localizadas em João Pessoa -
PB, a saber, a Universidade Federal da Paraíba/ UFPB e o
Centro Universitário de João Pessoa/ UNIPÊ. Os colocutores
foram oito estagiários que já haviam se iniciado na prática
psicológica e clínica e que estavam em supervisão. A
pesquisa em campo ocorreu em dois momentos: primeiramente;
em cada instituição foi realizado um grupo de discussão;
posteriormente, foram realizadas entrevistas individuais
com os participantes, no intuito de possibilitar a
autenticação do que foi revelado no momento do grupo. Os
depoimentos colhidos indicam aspectos pertinentes para a
compreensão do objetivo proposto, como a cisão da
experiência vivenciada através da própria estrutura do
curso; o espaço que a supervisão ocupa na formação clínica;
a importância da prática no contexto da formação; a
necessidade premente de se avaliar a formação do psicólogo.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |