As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: TEXT AND THE CONTEXT IN THE RELATION AMONG STUDENTS, SCHOOL AND KNOWLEDGE Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): AUGUSTO CESAR ROSITO FERREIRA
Colaborador(es): MENGA LUDKE - Orientador
Número do Conteúdo: 9273
Catalogação: 13/11/2006 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9273@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9273@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9273
Resumo:
Título: TEXT AND THE CONTEXT IN THE RELATION AMONG STUDENTS, SCHOOL AND KNOWLEDGE Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): AUGUSTO CESAR ROSITO FERREIRA
Colaborador(es): MENGA LUDKE - Orientador
Número do Conteúdo: 9273
Catalogação: 13/11/2006 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9273@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9273@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9273
Resumo:
This research focuses on the relations between high school
students in a
public school in the State of Rio de Janeiro, Brazil and
school knowledge. It has
been primarily based on Bernard Charlot´s work and has
made use of two of his
basic procedures found in several pieces of research on
the theme: knowledge
inventories, carried out by the students themselves and
interviews with the
students, done both on an individual and on a collective
basis. A field diary has
added information to the data collected for the analysis.
The results confirm the
relevance of the students´ socioeconomic origin to their
relation to knowledge, as
asserted by Bernard Charlot. It also moves further to
point to other types of
relations with knowledge, closer to the valuing of a few
disciplinary areas over
others and to relevant interpersonal relations in the
students´ school life. As other
academic investigations have been demonstrating, this
research confirms that
notwithstanding the influence of socioeconomic factors,
they get combined with
factors of a different nature in the definition of the
relations between the students
and school knowledge.
Descrição | Arquivo |
COVER, ACKNOWLEDGEMENTS, RESUMO, ABSTRACT AND SUMMARY | |
CHAPTER 1 | |
CHAPTER 2 | |
CHAPTER 3 | |
CHAPTER 4 | |
CHAPTER 5 | |
REFERENCES AND APPENDICES |