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Coleção Digital
Título: ANÁLISE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA EM POS-GRADUAÇÃO BRASILEIRA SOBRE AFASIA Instituição: UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO - UNICAP Autor(es): ANA CARLA MALTA BOTELHO DE CARVALHO
Colaborador(es): MOAB DUARTE ACIOLI - Orientador
MARIA LUCIA GURGEL DA COSTA - Coorientador
Número do Conteúdo: 9265
Catalogação: 10/11/2006 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9265@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9265@2
Resumo:
Título: ANÁLISE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA EM POS-GRADUAÇÃO BRASILEIRA SOBRE AFASIA Instituição: UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO - UNICAP Autor(es): ANA CARLA MALTA BOTELHO DE CARVALHO
Colaborador(es): MOAB DUARTE ACIOLI - Orientador
MARIA LUCIA GURGEL DA COSTA - Coorientador
Número do Conteúdo: 9265
Catalogação: 10/11/2006 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9265@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9265@2
Resumo:
Esta dissertação teve. como objetivo principal. analisar as
produções acadêmicas brasileiras de pós-graduação, sobre o
tema afasia. Fundamentando-se no pensamento foucaultiano
houve uma classificação dos enunciados em quatro formações
discursivas: a organicista-biomédica, a neurolingüística, a
lingüística enunciativo-discursiva e a humanista. Na
formação organicista-biomédica há uma visão focada na teoria
localizacionista, revelando um interesse em estudar a
relação cérebro-linguagem, no que diz respeito ao seu
substrato cortical. A formação discursiva neurolingüística
surge como crítica ao suposto reducionismo da formação
organicista-biomédica, através de uma concepção holística,
postulando que os fenômenos mentais complexos são
resultantes da atividade de todo o cérebro. Por sua vez, na
formação lingüística enunciativo-discursiva, existe uma
preocupação menor com a estruturalidade da língua, a
sintaxe, a morfologia e a fonética, do que com o contexto
sociolingüístico e os sujeitos envolvidos. Finalmente, na
formação humanista, o sujeito da linguagem é valorizado na
respectiva singularidade e no seu ambiente sociocultural e
familiar. No aspecto metodológico, ocorreu um estudo
documental dos resumos de cinqüenta e uma dissertações de
Mestrado e nove teses de Doutorado, produzidas nos anos de
1987 a 2003, em várias universidades do Brasil. Foi
utilizado o banco de teses online da Coordenação de
Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). No
tocante às áreas de conhecimento, houve um maior destaque
numérico nas áreas de Lingüística, Letras e Artes, seguido
pelas Ciências da Saúde e Ciências Humanas. As disciplinas
proeminentes foram a Lingüística, a Fonoaudiologia e a
Lingüística Aplicada enfatizando, respectivamente,
formações discursivas lingüísticas, enunciativo-
discursivas, neurolingüísticas e humanistas. Além disso,
estas produções apresentaram-se mais prevalentes em
universidades localizadas no eixo Rio-São Paulo.
Este trabalho pode trazer uma contribuição
interdisciplinar, pois interessa a fonoaudiólogos, médicos,
lingüistas, psicólogos, pedagogos, cientistas sociais,
tanto no sentido de uma arqueologia do saber e do fazer
ciência, como pelo conteúdo sobre afasia, a deslizar entre
várias áreas do conhecimento.
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