$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: ANÁLISE DE DESEMPENHO DA MODULAÇÃO MULTI-H EM CANAIS NÃO LINEARES LIMITADOS EM FAIXA
Autor: ALEXANDRE CURZI JUNIOR
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  WEILER ALVES FINAMORE - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 9259
Catalogação:  09/11/2006 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9259@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9259@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9259

Resumo:
O uso de códigos corretores de erro tem sido a alternativa convencional utilizada em sistemas de comunicação digitais para melhorar o desempenho em termos de probabilidade de erro de bit dos sistemas com limitação de potência. A melhoria do desempenho quando se emprega estes códigos convencionais é alcançada com um aumento na faixa de freqüências utilizada pelo sistema ou uma redução na taxa de transmissão de informação. Técnicas que realizam a modulação e a codificação de forma integradas permitem obter desempenho superior ao de sistemas sem codificação, sem acarretar aumento de faixa. O presente trabalho analisa, através de simulação em computador digital, o desempenho de sistemas de comunicações digitais que empregam a modulação Multi-h, uma modulação codificada que faz uso eficiente da faixa. A simulação realizada considera um ambiente com não- linearidade, limitação de faixa e perturbação por um ruído aditivo branco Gaussiano. A técnica de simulação emprega utiliza o sinal em banda básica representado por suas amostras tomadas no domínio do tempo a intervalos constantes. As filtragens necessárias para simular o efeito da limitação de faixa foram realizadas com filtros de Butterworth digitais. O desempenho de códigos com número pequeno de estados ( = < 16) e probabilidade de erros maiores do que 10-4 foi analisado. Um programa para cálculo de distância Euclideana mínima normalizada, d min, de códigos Multi-h foi desenvolvido. A distância d min, é utilizada para estabelecer um limitante da probabilidade de erro por bit em sistemas cuja única perturbação é o ruído aditivo branco Gaussiano. Códigos com d min maiores possuem melhor desempenho e portanto este parâmetro é utilizado para escolher bons códigos. Um programa para cálculo da densidade espectral de potência de códigos Multi-h foi também desenvolvido. Para reduzir a complexidade do decodificador o número de estados da treliça correspondente ao código utilizado deve ser pequeno. Escolhendo-se um conjunto adequado de índices obtem-se códigos de complexidade reduzida com bom desempenho e boas características espectrais. Uma das restrições impostas ao conjunto de índices para reduzir a complexidade do decodificador é que os mesmos sejam razões nk/q entre números inteiros. Outros aspectos relacionados à redução da complexidade são discutidos neste trabalho. Em particular, uma propriedade que o conjunto de índices de modulação deve obedecer para que o número de estados da treliça seja q é estabelecida. Uma discussão sobre características da estrutura da treliça é também apresentada.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui