XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: ARCHITECTURE BETWEEN SCULPTURE: AN APPROACH TO THE ARTISTIC DIMENSION OF CONTEMPORARY LANDSCAPE Autor: FABIOLA DO VALLE ZONNO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
CECILIA COTRIM MARTINS DE MELLO - ADVISOR
Nº do Conteudo: 9183
Catalogação: 23/10/2006 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9183@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9183@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9183
Resumo:
Título: ARCHITECTURE BETWEEN SCULPTURE: AN APPROACH TO THE ARTISTIC DIMENSION OF CONTEMPORARY LANDSCAPE Autor: FABIOLA DO VALLE ZONNO
Nº do Conteudo: 9183
Catalogação: 23/10/2006 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9183@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9183@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9183
Resumo:
Architecture between Sculpture: an approach to the
artistic dimension
of contemporary landscape searches for an approach to
works of sculptors and
architects, since 1960, in the international circuit, in
order to analyze to what
extent possible affinities can be traced out between both
artistic fields, while
facing the challenge in the multiple features of
contemporary landscape. The
discussion is based on the historian Rosalind Krauss
notion of expanded field
in which the limits among sculpture, architecture and
landscape become flexible,
delineating by means of combinations and exclusions, the
multiple possibilities of
art in dealing with real space. On the same ground,
Anthony Vidler, historian of
architecture, sustains that while criticizing the
traditional matters of sculpture,
artists have internalized the issues of architecture
themselves, and architects, on
the other hand, have searched for the artistic
experimental processes to escape
from the rigidity of functionalism and typological models.
Works by the artists
Richard Serra, Christo, Robert Morris, Robert Smithson,
Claes Oldenburg and
Vito Acconci and by the architects Robert Venturi, Peter
Eisenman, Frank Gehry,
Zaha Hadid, Daniel Libeskind and Rem Koolhaas, among
others, can be described
as between and studied as participants in the scope
architecture and sculpture
and landscape. On such basis one can identify issues such
as: externality, relation
with the site, monumentality, space-time experience, form
and anti form,
performance and use of spaces, notions of public and
private, image, fiction and
history. There occurs the deflagration of a process, both
experimental and selfcritical,
on the part of each artistic means, through an analysis
that interpunctuates
the relationship among Modern, Pop, Minimal, Land Art,
performances,
Deconstructivism and new topologies and architectural
programs.
Descrição | Arquivo |
COVER, ACKNOWLEDGEMENTS, RESUMO, ABSTRACT, SUMMARY AND LISTS | |
CHAPTER 1 | |
CHAPTER 2 | |
CHAPTER 3 | |
CHAPTER 4 | |
CHAPTER 5 | |
REFERENCES AND ANNEX |