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Coleção Digital
Título: ARQUITETURA ENTRE ESCULTURA: UMA REFLEXÃO SOBRE A DIMENSÃO ARTÍSTICA DA PAISAGEM CONTEMPORÂNEA Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): FABIOLA DO VALLE ZONNO
Colaborador(es): CECILIA COTRIM MARTINS DE MELLO - Orientador
Número do Conteúdo: 9183
Catalogação: 23/10/2006 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9183@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9183@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9183
Resumo:
Título: ARQUITETURA ENTRE ESCULTURA: UMA REFLEXÃO SOBRE A DIMENSÃO ARTÍSTICA DA PAISAGEM CONTEMPORÂNEA Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): FABIOLA DO VALLE ZONNO
Colaborador(es): CECILIA COTRIM MARTINS DE MELLO - Orientador
Número do Conteúdo: 9183
Catalogação: 23/10/2006 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9183@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9183@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9183
Resumo:
Arquitetura entre Escultura: uma reflexão sobre a dimensão
artística da
paisagem contemporânea busca uma aproximação entre as
obras de escultores e
arquitetos após os anos 1960, no âmbito internacional, com
o objetivo de traçar
possíveis caminhos de diálogo entre ambas as disciplinas
diante do desafio de se
inserirem na multiplicidade da Paisagem contemporânea. A
reflexão parte da
noção de campo ampliado, da historiadora Rosalind Krauss,
em que as fronteiras
entre escultura, arquitetura e paisagem se tornam
flexíveis, delineando, através de
combinações e exclusões, possibilidades múltiplas para a
arte ao lidar com o
espaço real. Na mesma vertente, o historiador da
arquitetura Anthony Vidler
sustenta que, se para criticar os termos tradicionais da
escultura os artistas se
apropriaram das questões da arquitetura, por sua vez os
arquitetos teriam buscado
o experimentalismo da escultura a fim de escapar da
rigidez funcionalista e dos
modelos tipológicos. Na produção dos artistas Richard
Serra, Christo, Robert
Morris, Robert Smithson, Claes Oldenburg e Vito Acconci e
dos arquitetos Robert
Venturi, Peter Eisenman, Frank Gehry, Zaha Hadid, Daniel
Libeskind e Rem
Koolhaas foram selecionadas obras que poderiam ser
descritas como entre -
partícipes do campo formado por arquitetura e escultura e
paisagem. A partir deste
campo são identificadas questões sobre: externalidade,
relação com o sítio,
monumentalidade, experiência da obra no espaço-tempo do
percurso, forma e anti
forma, performance e uso dos espaços, público e privado,
imagem, ficção e
história. Observa-se a deflagração de um processo, ao
mesmo tempo,
experimental e autocrítico desses campos de atuação,
através de uma abordagem
que pontua relações entre Moderno, Pop, Minimal, Land Art,
performances,
Desconstrutivismo e novas topologias e programas
arquitetônicos.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS |