INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: ZONAS DE INFLUÊNCIA PORTUÁRIAS (HINTERLANDS) E UM ESTUDO DE CASO EM UM TERMINAL DE CONTÊINERES COM A UTILIZAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): RODRIGO TAVARES PAIVA

Colaborador(es):  LUIZ FELIPE RORIS RODRIGUEZ SCAVARDA DO CARMO - Orientador
Número do Conteúdo: 9179
Catalogação:  23/10/2006 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9179@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9179@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9179

Resumo:
O processo de conteinerização e o desenvolvimento de redes de transporte intermodal têm provocado crescente competição no setor portuário e vêm interferindo nas zonas de influência dos portos (hinterland) do mundo inteiro, principalmente nos países desenvolvidos. Estas hinterlands estão deixando de ser cativas de um determinado porto para serem de múltipla influência de dois ou mais portos. Esta dissertação apresenta um estudo cujo objetivo é caracterizar a dinâmica portuária à luz da conteinerização, mapear a discussão acerca do conceito de hinterlands, identificando suas definições e sua validade, além de apresentar metodologias para sua delimitação, essenciais para permitir o correto planejamento do desenvolvimento portuário por parte de Autoridades Portuárias e Terminais Privativos num cenário de crescente competição. Essa contextualização conceitual e metodológica permitirá a aplicação de uma metodologia para o caso do porto de Rio Grande, localizado no estado do Rio Grande do Sul, especializado na movimentação de contêineres, utilizando-se para tanto de Sistemas de Informação Geográfica (SIG).

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICES  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui