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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: ZONAS DE INFLUÊNCIA PORTUÁRIAS (HINTERLANDS) E UM ESTUDO DE CASO EM UM TERMINAL DE CONTÊINERES COM A UTILIZAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA Autor: RODRIGO TAVARES PAIVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
LUIZ FELIPE RORIS RODRIGUEZ SCAVARDA DO CARMO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 9179
Catalogação: 23/10/2006 Liberação: 23/10/2006 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9179&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9179&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9179
Resumo:
Título: ZONAS DE INFLUÊNCIA PORTUÁRIAS (HINTERLANDS) E UM ESTUDO DE CASO EM UM TERMINAL DE CONTÊINERES COM A UTILIZAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA Autor: RODRIGO TAVARES PAIVA
Nº do Conteudo: 9179
Catalogação: 23/10/2006 Liberação: 23/10/2006 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9179&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9179&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9179
Resumo:
O processo de conteinerização e o desenvolvimento de redes
de transporte
intermodal têm provocado crescente competição no setor
portuário e vêm
interferindo nas zonas de influência dos portos
(hinterland) do mundo inteiro,
principalmente nos países desenvolvidos. Estas hinterlands
estão deixando de
ser cativas de um determinado porto para serem de múltipla
influência de dois
ou mais portos. Esta dissertação apresenta um estudo cujo
objetivo é
caracterizar a dinâmica portuária à luz da
conteinerização, mapear a discussão
acerca do conceito de hinterlands, identificando suas
definições e sua validade,
além de apresentar metodologias para sua delimitação,
essenciais para permitir
o correto planejamento do desenvolvimento portuário por
parte de Autoridades
Portuárias e Terminais Privativos num cenário de crescente
competição. Essa
contextualização conceitual e metodológica permitirá a
aplicação de uma
metodologia para o caso do porto de Rio Grande, localizado
no estado do Rio
Grande do Sul, especializado na movimentação de
contêineres, utilizando-se
para tanto de Sistemas de Informação Geográfica (SIG).