XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: PAINEL DE AUTOMÓVEIS POPULARES: O DESIGN DO CLUSTER DE DIREÇÃO SOB O ASPECTO DA ERGONOMIA INFORMACIONAL Autor: RODRIGO PEIXOTO LEITE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
CLAUDIA RENATA MONT ALVAO BASTOS RODRIGUES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 9178
Catalogação: 23/10/2006 Liberação: 23/10/2006 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9178&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9178&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9178
Resumo:
Título: PAINEL DE AUTOMÓVEIS POPULARES: O DESIGN DO CLUSTER DE DIREÇÃO SOB O ASPECTO DA ERGONOMIA INFORMACIONAL Autor: RODRIGO PEIXOTO LEITE
Nº do Conteudo: 9178
Catalogação: 23/10/2006 Liberação: 23/10/2006 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9178&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9178&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9178
Resumo:
A evolução do design de automóveis possui
características
interessantes,
sob o ponto de vista da relação estético-funcional
estabelecida em cada época. No
início, os projetos de veículos únicos priorizavam a
funcionalidade em detrimento
do bem-estar do usuário. Com o tempo, esta maneira de se
projetar foi sendo
modificada, passando por períodos que valorizaram
estritamente o desempenho, a
aerodinâmica e a forma para um modelo onde a relação
humano-máquina é o
centro principal de estudo. Com novos e diferentes
modelos
de veículos, estes
passaram a apresentar variações no posicionamento e
projeto de comandos e
mostradores, principalmente na região do cluster de
direção. Desta forma, o
presente estudo objetivou demonstrar que esta variação
do
posicionamento e de
projeto gera confusão e erros de julgamento por parte do
usuário, podendo
ocasionar graves acidentes e incidentes durante a
realização da tarefa,
principalmente àquele que não está acostumado com o
sistema a ser utilizado.
Para comprovar esta hipótese, foi elaborado um estudo
que,
primeiramente,
buscou entender o desenvolvimento dos comandos e
mostradores automotivos e o
uso de normas e recomendações de projeto para traçar um
panorama da
disposição das informações no interior dos veículos.
Para
o desenvolvimento da
pesquisa, determinou-se o enfoque na categoria popular.
O estudo do surgimento
desta categoria, do panorama atual e do perfil do
consumidor, contribuiu para se
tentar observar o modelo mental dos usuários em relação
ao
posicionamento dos
instrumentos. Para isso foram aplicadas diferentes
técnicas, tais como um estudo
comparativo dos modelos; a aplicação de questionários
com
usuários motoristas; e
a realização de um grupo focal. O levantamento de dados
contemplou ainda a
realização de testes em um simulador real de interior de
veículo. Outrossim, foi
possível observar constrangimentos causados pela
variação
do projeto e pelo
posicionamento de um grupo de comandos/mostradores do
cluster e sugerir
recomendações para projetos futuros.