As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: A SOCIALIZAÇÃO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE HISTÓRIA DE DUAS GERAÇÕES: OS ANOS DE 1970 E DE 2000 Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): PATRICIA TEIXEIRA DE SA
Colaborador(es): MENGA LUDKE - Orientador
Número do Conteúdo: 9176
Catalogação: 23/10/2006 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9176@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9176@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9176
Resumo:
Título: A SOCIALIZAÇÃO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE HISTÓRIA DE DUAS GERAÇÕES: OS ANOS DE 1970 E DE 2000 Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): PATRICIA TEIXEIRA DE SA
Colaborador(es): MENGA LUDKE - Orientador
Número do Conteúdo: 9176
Catalogação: 23/10/2006 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9176@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9176@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9176
Resumo:
O estudo aborda a socialização profissional de professores
no
contexto da profissão docente na história recente do
Brasil. Trata-se de
um estudo comparativo entre os processos de socialização
profissional de
professores de História de dois períodos: a década de 1970
e os anos
2000. Foram focalizadas, de modo especial, duas dimensões
básicas da
socialização profissional de professores: a formação
inicial ou pré-serviço
e o componente exercício ou experiência profissional,
sobretudo em seus
anos iniciais. Foram entrevistados professores de História
que
vivenciaram a formação e o início da vida profissional nos
anos de 1970 e
de 2000. O estudo propõe conhecer o que professores de
História de
duas épocas distintas têm a dizer sobre seus processos de
socialização
profissional, analisando como cada geração se relacionou
com as
condições sociais de seu tempo e identificando aspectos
relevantes e
influentes na socialização profissional dos atores
pesquisados.