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Coleção Digital
Título: PRÁTICAS COTIDIANAS E IDENTIDADES ÉTNICAS: UM ESTUDO NO CONTEXTO ESCOLAR Autor: MARIA BATISTA LIMA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
SONIA KRAMER - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 9162
Catalogação: 19/10/2006 Liberação: 19/10/2006 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9162@1
Referência [fr]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9162@3
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9162
Resumo:
Título: PRÁTICAS COTIDIANAS E IDENTIDADES ÉTNICAS: UM ESTUDO NO CONTEXTO ESCOLAR Autor: MARIA BATISTA LIMA
Nº do Conteudo: 9162
Catalogação: 19/10/2006 Liberação: 19/10/2006 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9162@1
Referência [fr]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9162@3
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9162
Resumo:
Esta tese apresenta um estudo de caso sobre as práticas
cotidianas da
escola e sua relação com as identidades étnicas das
crianças, focalizando a
perspectiva afrodescendente. Parte-se da compreensão da
relação do cotidiano
escolar com os referenciais histórico-culturais da
população de origem africana
como base de formação das identidades e dos repertórios
culturais brasileiros.
Busca-se entender as relações entre as interações
processadas nas práticas
escolares e as vivências e expressões identitárias de
crianças entre cinco a oito
anos de idade, focalizando as relações dessas crianças
entre si e com os
profissionais da escola, especialmente com as professoras.
Para isso propõemse:
a) analisar até que ponto os artefatos e as interações
processadas nas
práticas cotidianas da escola contemplam (ou não) a
diversidade étnica dessa
população; b) interpretar a dinâmica das identidades
étnicas dessas crianças e
seu lugar nas relações em processo na escola; c)
compreender o lugar dos
artefatos materiais e simbólicos em uso na escola na
construção e expressão
das identidades étnicas das crianças; d) repertoriar
práticas desenvolvidas pela
escola que abordem a diversidade étnica e analisar se e/ou
de que forma essas
práticas se relacionam com as identidades étnicas. Trata-
se de uma pesquisa de
caráter sócio-antropológico na qual a observação do
cotidiano constitui-se como
principal fonte de dados. Foram também realizadas
entrevistas com crianças,
professoras e outros funcionários da escola, além da
análise de atividades
realizadas pelas crianças. O trabalho evidenciou a relação
entre a valorização de
aspectos identitários afrodescendentes e a forma como as
crianças vivenciam
suas identidades. Também aponta alguns avanços e entraves
para a efetivação
de uma educação antidiscriminatória, bem como algumas das
possibilidades de
ampliação dessa abordagem educacional a partir de algumas
das experiências
presentes no contexto pesquisado.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, RÉSUMÉ, SUMÁRIO E LISTAS | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS |