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Título: PRÁTICAS COTIDIANAS E IDENTIDADES ÉTNICAS: UM ESTUDO NO CONTEXTO ESCOLAR
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): MARIA BATISTA LIMA

Colaborador(es):  SONIA KRAMER - Orientador
Número do Conteúdo: 9162
Catalogação:  19/10/2006 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
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Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9162@1
Referência [fr]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9162@3
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9162

Resumo:
Esta tese apresenta um estudo de caso sobre as práticas cotidianas da escola e sua relação com as identidades étnicas das crianças, focalizando a perspectiva afrodescendente. Parte-se da compreensão da relação do cotidiano escolar com os referenciais histórico-culturais da população de origem africana como base de formação das identidades e dos repertórios culturais brasileiros. Busca-se entender as relações entre as interações processadas nas práticas escolares e as vivências e expressões identitárias de crianças entre cinco a oito anos de idade, focalizando as relações dessas crianças entre si e com os profissionais da escola, especialmente com as professoras. Para isso propõemse: a) analisar até que ponto os artefatos e as interações processadas nas práticas cotidianas da escola contemplam (ou não) a diversidade étnica dessa população; b) interpretar a dinâmica das identidades étnicas dessas crianças e seu lugar nas relações em processo na escola; c) compreender o lugar dos artefatos materiais e simbólicos em uso na escola na construção e expressão das identidades étnicas das crianças; d) repertoriar práticas desenvolvidas pela escola que abordem a diversidade étnica e analisar se e/ou de que forma essas práticas se relacionam com as identidades étnicas. Trata- se de uma pesquisa de caráter sócio-antropológico na qual a observação do cotidiano constitui-se como principal fonte de dados. Foram também realizadas entrevistas com crianças, professoras e outros funcionários da escola, além da análise de atividades realizadas pelas crianças. O trabalho evidenciou a relação entre a valorização de aspectos identitários afrodescendentes e a forma como as crianças vivenciam suas identidades. Também aponta alguns avanços e entraves para a efetivação de uma educação antidiscriminatória, bem como algumas das possibilidades de ampliação dessa abordagem educacional a partir de algumas das experiências presentes no contexto pesquisado.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, RÉSUMÉ, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
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