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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: CONSTITUIÇÃO DO ESPAÇO PÚBLICO E ESCOLA BRASILEIRA: IGUALDADE E PLURALIDADE Autor: RUBENS LUIZ RODRIGUES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
RALPH INGS BANNELL - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 9156
Catalogação: 18/10/2006 Liberação: 18/10/2006 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9156@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9156@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9156
Resumo:
Título: CONSTITUIÇÃO DO ESPAÇO PÚBLICO E ESCOLA BRASILEIRA: IGUALDADE E PLURALIDADE Autor: RUBENS LUIZ RODRIGUES
Nº do Conteudo: 9156
Catalogação: 18/10/2006 Liberação: 18/10/2006 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9156@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9156@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9156
Resumo:
Esta tese desenvolve uma abordagem sobre a escola
brasileira como uma
instituição que pode contribuir para a democratização do
espaço público. Nessa
perspectiva, considera que, por razões teóricas, éticas e
políticas, a pluralidade
presente na sociedade brasileira e que atravessa a escola
pública precisa se
constituir com referência nas lutas em torno da igualdade
substantiva. Sustenta-se
que, frente ao aprofundamento das desigualdades sociais
impostas pelo capital em
sua fase de desenvolvimento global, uma rica compreensão
da pluralidade só pode
se realizar mediante o estabelecimento de condições de
igualdade nas relações
sociais, buscando superar tanto as injustiças de ordem
socioeconômica quanto às
injustiças decorrentes dos processos de desrespeito, de
não reconhecimento e
dominação cultural-valorativa. Com base nessa orientação,
empreende-se uma
análise crítica de concepções pós-modernas que se
apropriam de conceitos como
cultura, identidade e diferença, sem relacioná-los às
lutas por uma sociedade
igualitária, democrática e socialista. Ao mesmo tempo,
enfatiza-se o trabalho
como princípio ordenador da pluralidade, pois potencializa
os processos de
individualização pela capacidade de criar cultura, de
formar identidades e de
enunciar diferenças nas formas de sentir, pensar e
intervir no mundo. A
compreensão do trabalho como princípio ordenador da
pluralidade coloca para a
escola pública brasileira os desafios de valorizar a
relação pedagógica entre
educador e educando e de superar os mecanismos internos
que inibem a vida
escolar para viabilizar a apropriação e reapropriação do
conhecimento na direção
da emancipação humana e da transformação social.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO | |
INTRODUÇÃO | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CONCLUSÃO | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS |