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Coleção Digital
Título: EXTENSÃO DE UM SISTEMA DE INTEGRAÇÃO DE REPOSITÓRIOS DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM VISANDO A PERSONALIZAÇÃO DAS CONSULTAS COM ENFOQUE EM ACESSIBILIDADE Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor: RAPHAEL GHELMAN
Colaborador(es): RUBENS NASCIMENTO MELO - Orientador
SEAN WOLFGAND MATSUI SIQUEIRA - Coorientador
Número do Conteúdo: 9147
Catalogação: 16/10/2006 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9147@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9147@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9147
Resumo:
Título: EXTENSÃO DE UM SISTEMA DE INTEGRAÇÃO DE REPOSITÓRIOS DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM VISANDO A PERSONALIZAÇÃO DAS CONSULTAS COM ENFOQUE EM ACESSIBILIDADE Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor: RAPHAEL GHELMAN
Colaborador(es): RUBENS NASCIMENTO MELO - Orientador
SEAN WOLFGAND MATSUI SIQUEIRA - Coorientador
Número do Conteúdo: 9147
Catalogação: 16/10/2006 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9147@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9147@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9147
Resumo:
Hoje em dia e-learning está se tornando mais importante
por possibilitar a
disseminação de conhecimento e informação através da
internet de uma forma
mais rápida e menos dispendiosa. Consequentemente, de modo
a filtrar o que é
mais relevante e/ou de interesse do usuário, arquiteturas
e técnicas de
personalização vêm sendo abordadas. Dentre as muitas
possibilidades de
personalização existentes, a que lida com acessibilidade
está se tornando
essencial, pois garante que uma grande variedade de
usuários possa ter acesso à
informação conforme suas necessidades e características.
Acessibilidade não é
apenas garantir que pessoas com alguma deficiência, ou
dificuldade, possam ter
acesso à informação, apesar de ser importante e
eventualmente ser uma exigência
legal. Acessibilidade é também garantir que uma larga
variedade de usuários e
interfaces possam obter acesso à informação, maximizando
assim a audiência
potencial. Esta dissertação apresenta uma extensão do
LORIS, um sistema de
integração de repositórios de objetos de aprendizagem,
descrevendo as alterações
na sua arquitetura para ser capaz de lidar com
acessibilidade e reconhecer
diferentes versões de um mesmo objeto de aprendizagem,
permitindo assim que
um usuário execute uma consulta considerando seu perfil e
preferências. Foi
desenvolvido um protótipo dos serviços descritos na
arquitetura utilizando
serviços Web e navegação facetada, bem como padrões web,
de e-learning e de
acessibilidade. O uso de serviços Web e de padrões visa
promover flexibilidade e
interoperabilidade, enquanto a navegação facetada, como
implementada, permite
que o usuário aplique múltiplos filtros aos resultados da
consulta sem a
necessidade de re-submetê-la.