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Coleção Digital
Título: A CONSTRUÇÃO DO CORPO EM PABLO PICASSO E MARCEL DUCHAMP Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): CARMEN SILVIA MAIA DE PAIVA
Colaborador(es): JOAO MASAO KAMITA - Orientador
Número do Conteúdo: 9129
Catalogação: 11/10/2006 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9129@1
Referência [fr]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9129@3
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9129
Resumo:
Título: A CONSTRUÇÃO DO CORPO EM PABLO PICASSO E MARCEL DUCHAMP Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): CARMEN SILVIA MAIA DE PAIVA
Colaborador(es): JOAO MASAO KAMITA - Orientador
Número do Conteúdo: 9129
Catalogação: 11/10/2006 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9129@1
Referência [fr]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9129@3
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9129
Resumo:
Esta pesquisa tem como tema uma reflexão sobre cruzamento
entre corpo e
processo criativo nos percursos de Marcel Duchamp (1887-
1968) e Pablo Picasso
(1881-1973). Embora partilhem o mesmo período histórico,
suas trajetórias de
trabalho revelam distintas concepções de arte, bem como
modos diversos de
inserção nos domínios históricos e culturais. Como os
procedimentos operatórios
que estruturam os trabalhos artísticos se ligam a um
conjunto de criações e de
transferências de sentido que se constituem e se
metamorfoseiam na ação de cada
artista, este estudo encontra-se vinculado aos impasses e
às possibilidades
referentes aos processos civilizadores e de modernização.
A metáfora do corpo em
cada um dos artistas indica atitudes e reflexões quanto às
noções de adesão ou
distanciamento muito particulares e fecundas para a
compreensão da situação da
arte e da cultura hoje. Assim como a formação do simbólico
também se refere ao
modo como os homens se organizam material e
economicamente, à análise das
poéticas e estratégias diversificadas dos artistas em
questão, uniremos o exame
das condições do trabalho elaboradas quando do surgimento
e desenvolvimento da
modernidade, isto é, a lógica da emancipação da noção de
trabalho e a separação
entre ideação e execução.Tomamos por base o fato da obra
de Pablo Picasso e sua
noção de corpo fazer metáfora e constituir um espaço de
reversibilidade. A partir
da noção de metamorfose, da assimilação de princípios
construtivos da arte
primitiva e da releitura da história da arte, constatamos
a elaboração de um
conceito mais elástico de representação de corpo. A essa
busca dramática de
religar corpo e indivíduo fraturados a uma noção
impossível de modernidade,
Marcel Duchamp interpõe um corpo transformado em
mercadoria e fragmento. À
concepção de arte em Picasso, do indivíduo enredado à
linguagem corporal, Duchamp contrapõe a manifestação do
descolamento entre homem e linguagem
como se esta fosse a própria condição da criação: a de um
texto fraturado.