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Coleção Digital
Título: INTERAÇÃO EM AMBIENTES VIRTUAIS: NEGOCIAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO EM PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): IDA MARIA DA MOTA REBELO
Colaborador(es): ROSA MARINA DE BRITO MEYER - Orientador
Número do Conteúdo: 9103
Catalogação: 04/10/2006 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9103@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9103@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9103
Resumo:
Título: INTERAÇÃO EM AMBIENTES VIRTUAIS: NEGOCIAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO EM PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): IDA MARIA DA MOTA REBELO
Colaborador(es): ROSA MARINA DE BRITO MEYER - Orientador
Número do Conteúdo: 9103
Catalogação: 04/10/2006 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9103@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9103@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9103
Resumo:
Partindo da hipótese de que é possível e desejável
aprender comunicando e
de que a aprendizagem mais eficaz se faz de forma
colaborativa, descrevemos os
comportamentos lingüístico-pragmáticos envolvendo
estratégias de negociação de
forma e de significado em um grupo de estudantes
universitários de Português
como Segunda Língua (PL2). Com um aparato teórico-
metodológico que conjuga
recursos dos estudos da Lingüística Aplicada ao ensino de
Segunda Língua (L2),
da Análise Interacional, da Didática de Línguas e das
Tecnologias de Informação
e Comunicação (TIC) aplicadas ao ensino-aprendizagem de
línguas, analisamos
os dados recolhidos em eventos de interação em chat como
tarefa de sala de aula
de Português como Segunda Língua (PL2). A análise revelou
que: (i) as
propriedades da comunicação exolíngüe, como a seleção de
estratégias de
comunicação e aprendizagem, mantêm-se na interação sob a
forma escrita, no
chat; (ii) a assimetria entre os participantes adquire um
caráter catalisador de
colaboração e de construção de conhecimento, como um
contraponto à
verticalidade professor-aluno, própria dos debates face-a-
face em sala de aula; (iii)
há uma relação entre as funções de Testagem de Hipóteses,
Reflexão
Metalingüística e Percepção que orientam a seleção de
estratégias, o tipo de
negociação verificado mais freqüentemente e o estágio de
competência na línguaalvo
em que se encontram os participantes; (iv) o chat
apresenta-se como uma
janela aberta para a produção lingüística e para os
fazeres pragmáticos dos alunos
de L2, desvelando o processo de construção individual e
colaborativa de
conhecimento em L2.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS |