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Coleção Digital
Título: MÁRIO E OSWALD: UMA HISTÓRIA PRIVADA DO MODERNISMO Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): ANDERSON PIRES DA SILVA
Colaborador(es): JULIO CESAR VALLADAO DINIZ - Orientador
Número do Conteúdo: 9087
Catalogação: 02/10/2006 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9087@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9087@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9087
Resumo:
Título: MÁRIO E OSWALD: UMA HISTÓRIA PRIVADA DO MODERNISMO Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): ANDERSON PIRES DA SILVA
Colaborador(es): JULIO CESAR VALLADAO DINIZ - Orientador
Número do Conteúdo: 9087
Catalogação: 02/10/2006 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9087@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9087@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9087
Resumo:
Este trabalho pretende traçar a recepção da escrita de
Mário de Andrade e Oswald
de Andrade entre os anos de 1945-70, a criação de uma
consciência nacional e uma
escrita de vanguarda, tendo em vista a eleição de ambos ao
patamar de alto modernismo.
A historiografia literária, orientada pela tradição
nacionalista, localiza em Mário a síntese
superior das propostas pós-22, relegando Oswald ao plano
de terrorista cultural. O
Concretismo, para viabilizar uma historiografia
sincrônica, regida pelo padrão internacional
das vanguardas, elege a poesia pau-Brasil como uma
revolução estética, antecipadora da
poesia concreta, minimiza o papel de Mário, denominando-o
reformador, ou nas
entrelinhas, modernista conservador. A teoria concreta
apresenta a antropofagia ao
Tropicalismo, que encontra nela o argumento teórico para
justificar sua assimilação da
cultura de massa como proposta de renovação e atualização
cultural. Por um ou por outro
viés, os modernistas são objetos construídos para
legitimar o discurso nacionalista ou o
discurso internacionalista.