$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: BECAUSE THE WORD IS NOT ENOUGH: A STUDY OF THE RELATIONS AMONG DEAF AND HEARING PEOPLE INSIDE AN INCLUSIVE SCHOOL IN INTERCULTURAL PERSPECTIVE
Autor: SILVIA MARIA FANGUEIRO PEDREIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  VERA MARIA FERRAO CANDAU - ADVISOR
Nº do Conteudo: 9041
Catalogação:  25/09/2006 Idioma(s):  PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo:  TEXT Subtipo:  THESIS
Natureza:  SCHOLARLY PUBLICATION
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9041@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9041@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9041

Resumo:
The central point of this work is to discuss, in the intercultural perspective, inclusive schooling discourse as the most efficient way of promoting universalization of access to education and attention to diversity, focusing on the inclusion of deaf students. Based on the concepts of language and learning as social and dialogical processes, of deafness as a cultural difference and of deaf people as individuals that become subjects in Sign Language, an etnographic study was carried out for six months, inside an inclusive school, in order to investigate the limits and possibilities of the relations among deaf and hearing people in the presence of Sign Language interpreters. Daily school observations were realized during this period and thirty-seven semi- structered individual interviews were conducted with hearing teachers, deaf students, hearing students and Sign Language interpreters. This research indicates the necessity of reflection on the negative implications of deaf people inclusive schooling in linguistic, educational and identitary aspects and on the role of the educational interpreter inside inclusive school.

Descrição Arquivo
COVER, ACKNOWLEDGEMENTS, RESUMO, ABSTRACT AND SUMMARY  PDF
CHAPTER 1  PDF
CHAPTER 2  PDF
CHAPTER 3  PDF
CHAPTER 4  PDF
CHAPTER 5  PDF
CHAPTER 6  PDF
REFERENCES AND ANNEX  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui